Wozniacki e Goerges eliminadas em Paris

0
Além das vitórias de Li Na e Petra Kvitova e da derrota surpreendente de Francesca Schiavone, a jornada deste sábado de Roland Garros 2012 ficou ainda marcada pelas eliminações de Caroline Wozniacki, Julia Goerges e Anastasia Pavlyuchenkova e pela esclarecedora vitória da russa Maria Sharapova, que procura conquistar o único título Major que lhe escapa desde o início da sua prestigiada carreira.

Wozniacki e Goerges eliminadas em longas batalhas
A dinamarquesa Caroline Wozniacki e a alemã Julia Goerges, duas das cabeças de série da edição de 2012 do torneio parisiense e teóricas favoritas à vitória nos seus encontros de hoje, acabaram derrotadas ao fim de jogos disputados em três sets bastante longos, curiosamente por duas jogadoras que marcaram presença no último Estoril Open.
Nona cabeça de série e ex-número um mundial, tendo como melhor resultado em torneios do Grand Slam a derrota para Kim Clijsters na final do US Open 2009, a dinamarquesa Caroline Wozniacki começou da pior maneira o encontro frente à estónia Kaia Kanepi (campeã em título do Estoril Open e vigésima terceira candidata ao título em Paris) e perdeu rapidamente o primeiro parcial por 1-6; no segundo set, quando se esperava alguma reacção de Wozniacki, Kanepi encontrou-se a servir para fechar o encontro a 6-1 5-2, mas a jovem de vinte e um anos conseguiu finalmente iniciar uma recuperação, que resultou na conquista do set no tiebreak (por 7-3, depois de salvar dois break points). No derradeiro parcial, Kanepi voltou a entrar muito bem e Wozniacki ainda salvou dois match points, mas a vitória acabou mesmo por cair para o lado da estónia, por 6-1 6-7(3) 6-3.
Julia Goerges – da Alemanha e vigésima quinta cabeça de série – tinha pela frente uma adversária teoricamente mais fácil, a holandesa Arantxa Rus, que disputou a fase de qualificação do Estoril Open mas acabou por ser derrotada numa fase do ano em que acabou lesionada. Depois de derrotada no tiebreak do primeiro set por 5-7, Goerges conseguiu reagir e, à semelhança de Wozniacki, venceu o segundo set, mas por 6-2, só que Rus (que na temporada passada eliminou Kim Clijsters na segunda ronda) acabou por voltar a tomar o ascendente do encontro e triunfou por 6-2 no derradeiro parcial.
A qualifier Yaroslava Shvedova, que este ano chegou à final de pares do mais importante torneio de ténis disputado em solo português, também carimbou a passagem aos oitavos-de-final, ao derrotar a espanhola Carla Suárez Navarro (finalista de singulares do Estoril Open) por 6-4 7-5.
Russas divididas: Sharapova arrasa, Pavlyuchenkova derrotada
Maria Sharapova, segunda cabeça de série do torneio parisiense e semi-finalista em 2011, acabou por ser a  jogadora a garantir mais facilmente o apuramento para os oitavos-de-final, mesmo depois de ter sido forçada a disputar a segunda eliminatória no dia de ontem (inicialmente, o jogo estava agendado para quinta-feira, mas John Isner e Paul-Henrie Mathieu jogaram por mais de cinco horas, levando ao adiamento do resto da jornada devido à falta de luz natural). Peng Shuai, vigésima oitava pré-designada, foi então derrotada por 2-6 1-6, o melhor resultado de uma jogadora frente à russa na corrente edição de Roland Garros. 
Ao contrário da sua compatriota, Anastasia Pavlyuchenkova continua sem conseguir corresponder às enormes expectativas que lhe são atribuídas e foi, esta tarde, derrotada pela checa Klara Zakopalova. A defender o estatuto de vigésima segunda cabeça de série, a jovem jogadora russa perdeu por 3-6 5-7.

About Author

Online desde 2010, o Ténis Portugal assume-se como uma publicação independente que ocupa uma posição de referência no panorama nacional tenístico.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.