O técnico português António Van Grichen pode estar de regresso a Portugal em breve, segundo confessa ao jornal A Bola. Actualmente a acompanhar a ex-nº5 mundial, Daniela Hantuchova, Van Grichen diz estar disponível para “algumas semanas em torneios”, mas pretende manter-se estabelecido num único local.
Radicado na Flórida há mais de uma década, onde tem estado de forma definitiva nos últimos tempos, António Van Grichen encontra-se actualmente a acompanhar a ex-nº5 mundial, Daniela Hantuchova até ao torneio de Indian Wells.
Para já o acordo é temporário e visa ajudar a tenista eslovaca a recuperar de um “período difícil de lesões e problemas pessoais”, segundo diz Van Grichen ao jornal A Bola. Actualmente em Acapulco, no México, Hantuchova venceu a ronda inaugural mas cedeu frente a Monica Puig, 4ª cabeça-de-série, por duplo 6-4.
Ainda assim, na conversa com o jornal, António Van Grichen revelou que a porta a um regresso a Portugal está aberta. “(…) posso ter sede em Portugal. O regresso pode estar para breve. Estou entusiasmado com o trabalho como embaixador da Academia dos Champs”, o projecto de integração social através do ténis, explicando o seu trabalho mais motivacional pode ser útil ao ténis nacional.
“Pretendo fazer algo pelo ténis em Portugal, passar conhecimento e experiência. O que não invalida algumas semanas em torneios”, diz Van Grichen ao jornal A Bola, antevendo assim uma aposta no regresso a Portugal. Apesar de o acompanhamento a Daniela Hantuchova o ter feito ter saudades do circuito, Van Grichen garante que não quer “fazer disso vida“.
Actualmente com 38 anos de idade, António Van Grichen treinou já Victoria Azarenka, Ana Ivanovic e Vera Zvonareva, tendo ainda passado brevemente pelo circuito masculino com Marcos Baghdatis, num acordo semelhante ao que tem agora com Hantuchova, para recuperar confiança e ritmo competitivo.