O Kooyong Classic é um torneio de exibição de preparação para o Australian Open que é jogado desde 1988 nos subúrbios de Melbourne. A edição de 2017 deste torneio de exibição decorreu de dia 10 a 13 de janeiro e no passado já teve campeões como Lleyton Hewitt, Roger Federer, Andy Roddick, Pete Sampras, Michael Chang, Pat Cash, entre outros.
Jogado nas vertentes de singulares femininos e singulares masculinos, a edição de 2017 contou com a presença de David Goffin, Bernard Tomic, Gilles Simon e Ivo Karlovic na vertente masculina e de Sorana Cirstea, Destanee Aiava, Qiang Wang e Yanina Wickmayer no lado feminino. O evento joga-se no formato de eliminação direta, havendo também uma disputa pelo terceiro e quarto lugares.
Na vertente masculina foi David Goffin o grande campeão, derrotando na final Ivo Karlovic por 7-6 e renovando assim o título conquistado na edição transata. O 11.º classificado do ranking mundial derrotou Bernard Tomic na (única) ronda jogada antes da final por 6-2 e 6-4. Ivo Karlovic, no encontro que antecedeu a final, derrotou o francês Gilles Simon pelos parciais de 6-4 6-7 [10-7]. No jogo que definia o terceiro e quarto classificados, Gilles Simon bateu Bernard Tomic por 6-3.
“Nunca é fácil esperar quando está a chover mas finalmente jogámos um set”, desabafou Goffin depois de ter de aguardar algum tempo para jogar devido à chuva. O jogador belga mostrou-se animado ao falar do tipo de jogo do seu adversário. “Foi bom jogar algum ténis hoje e contra o Ivo é sempre a história dos tiebreaks. Foi um tiebreak divertido e foi muito bom para o público, para as pessoas que ficaram o dia todo à espera para ver ténis”, disse.
No setor feminino, quem levou o título para casa foi Yanina Wickmayer, que derrotou na final Sorana Cirstea por 6-4. A semifinalista do US Open em 2009 derrotou na ronda anterior Qiang Wang em dois sets, por 6-3 6-4, ao passo que a romena, para chegar ao jogo decisivo, derrotou Destanee Aiava por 6-1 7-6. No encontro que decidia a terceira e a quarta classificadas, Qiang Wang impôs-se por 6-4 7-5 à jovem australiana Destanee.
A vencedora também comentou a longa espera devido às condições atmosféricas. “Bem, foi complicado porque estivemos lá dentro o dia todo à espera e tive um excelente treino esta manhã também. Foi difícil entrar no ritmo e no encontro mas tentei fazer o melhor que podia e mexer as minhas pernas porque essa era a parte mais difícil. Acho que ambas jogámos bem e demos o nosso melhor”, salientou.
O torneio, além de ter esta variante mais competitiva, também tem encontros de exibição, os quais contaram com a presença de Mikhail Youzhny, Borna Coric, Yoshihito Nishioka, Andrew Whittington, Tommy Haas, Jerzy Janowicz, Jo-Wilfried Tsonga, Karen Khachanov e Marc Polmans.













