Terminou este sábado o Mubadala World Tennis Championship, torneio de exibição realizado em Abu Dhabi que tradicionalmente reúne alguns dos melhores tenistas do Mundo em três rondas de ténis ao mais alto nível que servem de preparação para a nova temporada. Pela quarta vez em nove edições, Rafael Nadal terminou como o grande campeão.
Ainda que não seja oficial, o torneio vê os jogadores apresentarem-se já um nível elevado e com vontade de ganhar para começar o novo ano da melhor forma. E foi o que fez Rafael Nadal, que este ano, devido ao 9.º lugar que ocupa no ranking ATP, começou a prova logo nos quartos de final, onde derrotou categoricamente o checo Tomas Berdych por 6-0 e 6-4.
Já nas meias-finais, fase em que Andy Murray foi surpreendido por um David Goffin a jogar a um nível promissor (que venceu então por 7-6 e 6-4), o maiorquino enfrentou um Milos Raonic a bom ritmo, à semelhança da última temporada — que o viu chegar pela primeira vez à final de um torneio do Grand Slam, em Wimbledon, e ao melhor ranking da carreira, o terceiro posto — e foi forçado a três parciais, acabando por sair vencedor com 6-1, 3-6 e 6-3.
Na grande decisão, e já depois do britânico ter levado a melhor sobre o canadiano para terminar como terceiro classificado da prova menos de 24h depois de ter sido reconhecido pela realeza britânica, Nadal e Goffin protagonizaram aquele que talvez tenha sido o melhor encontro de toda a prova, que acabou por cair para o lado do espanhol com os números de 6-4 e 7-6(4).
Com a vitória neste evento de exibição, o jogador espanhol ergueu pela quarta vez o troféu de campeão do Mubadala World Tennis Championship, que, ainda que de forma reduzida e bem diferente do sabor de um torneio ATP, terá certamente contribuído para a fome de regressar às conquistas no circuito profissional — a última aconteceu no torneio de Barcelona, no final do mês de maio.













