O Open de São Domingos, promovido pelo ex-jogador e actual empresário Manuel de Sousa em conjunto com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, tem já confirmada a sua segunda edição em 2017 (10 a 18 de junho, novamente no São João Ténis Clube) e vai também aumentar os prémios monetários em 15 mil dólares, atribuindo assim um prize money total de 25.000 dólares.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de São Domingues de Benfica, este aumento dos prémios “potenciará a participação de mais e melhores atletas internacionais, caminhando no sentido de colocar este Open no topo das competições Future em Portugal”.
Na sua primeira edição, o Open de São Domingos coroou Fred Gil, que na final derrotou o compatriota João Domingues por 6-3 e 7-6(6). A primeira edição deste torneio de categoria Future contou ainda com a participação de Pedro Sousa, proprietário do clube cuja gestão está a cargo do seu pai Manuel de Sousa, conhecido no ténis como “Manecas”.
Em 2016, em declarações ao Ténis Portugal, Manuel de Sousa e o presidente da Junta de Freguesia de São Domingues de Benfica, António Cardoso, tinham já dado indicações de que o objectivo era fazer o Open de São Domingos crescer.
Recorde-se que, a partir de 2017 e por imposição da Federação Internacional de Ténis (ITF), o prize money mínimo dos torneios Future subirá dos 10.000 para os 15.000 dólares. Ao colocar a fasquia nos 25.000 dólares, o Open de São Domingos passará a ser um dos torneios realizados em solo nacional com maior prémio monetário, juntando-se, ainda no circuito Future, ao Porto Open e ao Open de Oliveira de Azeméis, sendo apenas superado pelo Millennium Estoril Open.