Começou esta segunda-feira na Quinta da Marinha Racket Club o World Padel Championships (o Campeonato do Mundo de Padel), que conta com a participação de vários atletas portugueses que entraram já hoje em prova. Na competição por equipas, Portugal estreia-se amanhã frente à vizinha Espanha em masculinos e, em femininos, frente ao Brasil.
No quadro de duplas femininas Kátia Rodrigues e Sofia Araújo venceram uma dupla uruguaia por 6/0 e 6/1, enquanto Tânia Couto e Ana Sofia Gonçalves também venceram a ronda inaugural, por 6-2 e 6-1, frente a Andrea Pereira e Paola Doldán. Ainda no mesmo quadro, Susana Dias e Laura Martins tiveram uma batalha mais difícil pela frente, a terem que disputar um terceiro set para levarem de vencida uma dupla francesa por 7-6, 2-6 e 6-2.
Pior sorte tiveram Filipa Mendonça e Joana Brites, que cederam frente a Laura Bernard e Caroline Hitimana, por 6,3 e 7-5, e Diana Silva e Catarina Almeida, que perderam frente a um par brasileiro por 2-6, 6-2 e 6-4. As duas duplas portuguesas ainda em prova disputam amanhã o acesso aos oitavos de final.
Já em masculinos, Diogo Schaefer e João Bastos derrotaram Adrian Beltramino e Francisco Riveroli por 6-2 e 6-4, depois de terem ultrapassado com sucesso o primeiro desafio. Já Diogo Rocha e Miguel Oliveira tiveram um bye na ronda inaugural e na 2ª ronda venceram uma dupla sueca por 6-0 e 6-3.
Diogo Rocha e Miguel Oliveira vão defrontar nos oitavos de final dois compatriotas, isto porque Francisco Neves e Vasco Pascoal venceram hoje dois encontros para chegarem aos “oitavos”. O encontro entre os quatro está marcado para as 9h30 de amanhã, terça-feira.
Em prova continuam também Pedro Plantier e Tiago Santos, que ultrapassaram igualmente jornada dupla no dia inaugural. Na primeira ronda, vitória clara dos portugueses por duplo 6-0, com a ronda seguinte a ser vencida por 6-2 e 7-5 frente aos franceses Jeremy Ritz e Morgan Mannarino, irmão do tenista francês Adrian Mannarino. Pelo caminho ficaram Bernardo Bastos e Nuno Jacinto, que ainda venceram a ronda inaugural por 6-0 e 6-2, mas perderam de seguida por 6/2 e 6/1 frente a uma dupla alemã.
No rescaldo deste primeiro dia, Ricardo Oliveira Duarte, presidente da Federação Portuguesa de Padel e diretor deste campeonato do mundo, faz um balanço positivo, lamentando que as portuguesas tenham calhado em sorteio frente a duplas muito fortes, mas sentido-se contente “com o nível de padel exibido”. Já quanto à vertente masculina, Oliveira Duarte voltou a referir a questão do sorteio, afirmando que aqui os portugueses tiveram melhor sorte em não defrontar argentinos e espanhóis.
No que toca à organização, o presidente da FPP admite algumas complicações próprias de “um primeiro dia”, mas refere que “os jogadores estão satisfeitos” e que “está montado um grande palco para este evento”, acrescentando ainda que este é talvez o melhor palco de um campeonato do mundo.
Para amanhã, terça-feira, segundo dia de competição, jornada muito preenchida na Quinta da Marinha, com a manhã (9h30) a começar com os encontros das duplas portuguesas, sendo que a partir das 13h30 joga-se o encontro Portugal vs Brasil em femininos e a partir 18h o encontro entre Portugal e Espanha em masculinos.