Apesar de ser Verão, Wimbledon continua a “sofrer” com o já “clássico” clima britânico: chuva e mais chuva. Hoje, e pelo quinto dia consecutivo, a jornada foi encurtada, os encontros adiados e a organização do torneio “obrigada” a prescindir do Middle Sunday, o domingo em que tradicionalmente a competição pára. Pelos vistos, em terras de Sua Majestade, manda mais São Pedro do que a Rainha. Ou isso ou ela não gosta de ténis.
Mas ao contrário de Roland Garros, o court central de Wimbledon é coberto o que permitiu a Serena Williams e Roger Federer disputarem os respectivos encontros enquanto nos courts exteriores corriam mais os apanha-bolas a cobrir (e descobrir e voltar a cobrir) os courts do que os jogadores atrás da bola.
Comecemos pelos senhores, e por Roger Federer, que derrotou esta tarde o britânico Daniel Evans por 6-4 6-2 6-2. Num encontro relativamente tranquilo para o jogador helvético, que por seis vezes quebrou o serviço de Evans, Federer aproveitou para “treinar” um pouco (e porque não?), nomeadamente às subidas à rede. Foram 21 as tentativas – nem sempre muito bem sucedidas – do suíço, 12 das quais vitoriosas, num encontro que lhe garantiu a presença nos oitavos de final do torneio onde – para já – está sozinho, visto que a chuva não tem sido particularmente generosa com ninguém.
Pior que Grigor Dimitrov e Steve Johnson, que entre si discutirão quem defrontará Federer na ronda seguinte, estão Alexander Zverev e Mikhail Youzhny cujo encontro da segunda ronda ainda não se concluiu. Quem também viu o seu encontro ser adiado pela chuva foi Novak Djokovic. Mas ao contrário da maioria dos seus “colegas”, Djokovic deve ter ensaiado a “dança da chuva” durante o dia de hoje porque as coisas estiveram longe de lhe correr de feição. O sérvio número um mundial cedeu os dois primeiros sets face a Sam Querrey, por 7-6(6) e 6-1 em pouco mais duma hora de jogo. Para quem já não perde há 30 encontros consecutivos, Djokovic está obrigado a vencer os três sets que lhe restam se quer manter vivas as aspirações ao quarto título no All England Club.
Muito melhor esteve Juan Martin Del Potro. O argentino, recém regressado ao tour, bateu de forma bastante convincente o suíço Stanislas Wawrinka, quarto cabeça-de-série, com os parciais de 3-6 6-3 7-6(2) e 6-3, num encontro em que mostrou que, apesar de algumas fragilidades no seu jogo, especialmente na pancada de esquerda, o “gigante de Tandil” não desaprendeu de jogar e continua tão talentoso (e perigoso) como nos (bons) velhos tempos. Bem-vindo de volta Juan Martin, we miss you.
Nas senhoras, a jornada ficou marcada pelas prestações tremidas das irmãs Williams. Primeiro foi Venus que, pela segunda vez consecutiva, se viu “empurrada” para um terceiro set, tal como Serena que continua sem convencer.
Primeiro Serena, número um mundial, que esta tarde precisou de duas horas e meia de jogo para vencer a compatriota Christina McHale, 6-7(7-9) 6-2 6-4, num encontro em que a mais cotada das norte-americanas se “vingou” da frustração do tiebreak na raquete (não tentem isto em casa!), antes de confirmar o triunfo, suado, com o seu serviço após múltipos break points desperdiçados no serviço de McHale. A próxima adversária de Serena é a alemã Annika Beck, que esta tarde bateu a bielorussa Aliaksandra Sasnovich por 6-2 e 6-1, em apenas 55 minutos.
Já a mais velha das irmãs Williams, Venus, teve uma tarde ainda mais atribulada do que Serena. Foram quase três horas em court, num encontro quatro vezes interrompido pela chuva (numa das ocasiões antes de um match point!), antes de finalmente conseguir confirmar o triunfo diante da teenager russa Daria Kasatkina por 7-5 4-6 10-8. Aos 36 anos, a norte-americana que compete no seu 19.º torneio de Wimbledon, repete assim a campanha de 2015, altura em que perdeu para Serena nos oitavos-de-final. Segue-se Carla Suárez Navarro, depois da espanhola ter derrotado esta tarde a neozelandesa Marina Erakovic por um duplo 6-2.
Enquanto isso, Petra Kvitova e Wkaterina Makarova continuam “presas” na segunda-ronda… Aiaiai.
Venha de lá esse Middle Sunday!
Para consultar os restantes resultados da terceira jornada de Wimbledon, clique aqui: http://www.wimbledon.com/en_GB/scores/results/day12.html













