Gastão Elias falha primeira vitória da carreira em torneios do Grand Slam

0

Ainda não é desta que Gastão Elias soma o seu primeiro triunfo de sempre em provas Major. O número dois português foi esta quarta-feira derrotado na ronda inaugural do quadro principal da edição de 2016 de Wimbledon, naquela que foi a sua segunda participação na melhor grelha de participantes do Grand Slam londrino.

Com entrada direta no quadro principal no All England Club pela segunda ocasião depois de em 2013 ter cedido na primeira eliminatória frente a Alexandr Dolgopolov, o tenista natural da Lourinhã (92.º) não conseguiu confirmar o favoritismo teórico sobre o qualifier moldavo Radu Albot (número 110 mundial) e acabou eliminado em quatro partidas, com parciais de 3-6 6-2 7-5 6-4, em duas horas e vinte e dois minutos.

O encontro até começou da melhor maneira para Gastão Elias, tendo dominado por completo o primeiro set, no qual registou dois breaks para se adiantar no marcador. Contudo, o “Mágico” (como é por muitos apelidado) não conseguiu fazer a mesma magia no terceiro parcial, em que Albot esteve imperial e controlou todas as incidências do princípio ao fim para empatar a contenda.

Apesar da maior resistência oferecida por Elias na terceira partida, a menor falta de rodagem em relva (estava a disputar o primeiro encontro em relva desde que perdeu na segunda ronda do qualifying de Wimbledon no ano passado) em comparação com o seu opositor moldavo fizeram a diferença e o tenista luso via-se assim a perder por duas partidas a um.

Depois veio a chuva, que interrompeu o quarto set numa altura em que Gastão Elias já tinha break de desvantagem (2-1 para Radu Albot) e obrigou a que o resto do encontro fosse adiado para hoje. Após uma interrupção de várias horas (Elias e Albot ainda disputaram dois jogos no início da jornada antes dos duelos dos courts exteriores serem interrompidos), os protagonistas regressaram ao campo e tudo manteve-se inalterável como dantes, com o tenista da Europa de Leste a seguir então para a próxima fase.

Com este desaire, Gastão Elias sai assim novamente de cena na etapa inaugural do quadro principal do Major britânico mas deverá mesmo assim subir posições no ranking e atingir um novo máximo de carreira na próxima atualização.

About Author

Natural da Ilha do Pico, Açores. Estudante do 2.º ano do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Amante da modalidade desde a adolescência.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.