Há precisamente uma semana Ivo Karlovic, campeão da edição transacta do torneio de Delray Beach, dava o “pontapé de saída” da edição de 2015. O gigante croata acabaria derrotado na estreia por John-Patrick Smith, qualifier australiano, mas seria preciso esperar pela segunda-feira, e pelo regresso de outro gigante, o de Tandil, Juan Martin Del Potro, 11 meses depois da sua última partida oficial, para as atenções se focarem no torneio norte-americano. Rei morto, rei posto, é norte-americano o novo soberano do Delray Beach Open.
Sete anos depois do triunfo de Mardy Fish, Sam Querrey e Rajeev Ram defrontaram-se na primeira final 100% norte-americana desde 2003, tendo a vitória sorrido ao mais novo dos dois jogadores, Querrey, por 6-4 7-6(6) ao cabo de quase hora e meia de jogo.
Numa final bastante equilibrada – Sam Querrey ganhou 51% dos pontos, Rajeev Ram 49% – foi preciso esperar pelo okay do Hawk-Eye, no último ponto do encontro, para Querrey poder – finalmente – celebrar o oitavo título da sua carreira, e o primeiro desde a já distante temporada de 2012, aquando do seu triunfo em Los Angeles.
Mas Ram não facilitou a tarefa ao mais cotado dos norte-americanos. Depois de perder o primeiro set, Rajeev Ram conquistou o primeiro break do segundo parcial que chegou a liderar por 5-3. Novamente à frente no tiebreak, o atual número 89 do ranking dispôs do primeiro set point prontamente salvo por Querrey com um ás no segundo serviço. Era o começo do fim para Ram que, à terceira, conheceu pela primeira vez o sabor amargo da derrota numa final ATP.
Mais cedo, em pares, os irmãos Bryan falharam a revalidação do título conquistado no ano passado em Delray Beach, tendo sido derrotados na final desta tarde por 3-6 7-6(7) 13-11 frente à dupla franco-austríaca formado por Fabrice Martin e Oliver Marach.













