Não deu para mais. Juan Martin del Potro regressou esta semana à competição, depois de 11 meses afastado dos courts e, para surpresa de muitos, foi somando vitória atrás de vitória. Desde o triunfo sobre Denis Kudla na primeira ronda ao encontro das meias-finais frente a Sam Querrey, o argentino foi batendo jogadores mais rodados e com mais ritmo competitivo do que ele mas esta madrugada, Querrey foi mais forte e negou ao argentino o acesso à final do ATP 250 de Delray Beach.
Del Potro, que já havia afirmado estar cansado – mas feliz -, mostrou-se ‘naturalmente’ mais lento que nos encontros anteriores, e acabou derrotado por 7-5 7-5 ao cabo de oitenta minutos de jogo. Num jogo bastante equilibrado e com poucas oportunidades de break, seria o norte-americano a aproveitar duas das três ocasiões de que dispôs para quebrar o serviço de Del Potro na reta final dos sets, e assim confirmar a presença na final deste domingo.
Querrey, ex-top 20 mundial, buscará este domingo o oitavo título da carreira, e o primeiro desde o triunfo em Los Angeles em 2012. Já Del Potro, após a excelente campanha no Delray Beach Open, voltará ao circuito dentro de aproximadamente três semanas para disputar o torneio de Indian Wells.
Antes disso, a final do torneio de Delray Beach. E para gáudio dos adeptos locais, será uma final 100% norte-americana depois de Rajeev Ram ter ‘surpreendentemente’ derrotado Grigor Dimitrov na outra meia-final. Aos 31 anos, Ram que já havia eliminado Bernard Tomic na estreia, assinou outra exibição de grande nível e ‘despachou’ o búlgaro em apenas dois sets por 6-4 6-3. Surpreendido? Também o norte-americano: “acho que foram dois dos melhores sets que joguei na minha carreira“.
Ram procurará esta tarde (noite em Portugal; 20h) o seu terceiro título da carreira, ele que à data conta por triunfos as finais disputadas, em Newport em 2009 e 2015.













