Boris Becker: “Na minha geração divertíamo-nos mais”

0

Boris Becker é incapaz de largar o mundo do ténis e talvez por isso seja considerado uma das personalidades mais icónicas da modalidade. Atual treinador do número 1 mundial, o alemão também sabe o que é deixar um legado dentro do court, como confessou à revista digital espanhola ‘Marca Plus’ numa entrevista.

“O meu ídolo sempre foi Borg. Vi-o ganhar Wimbledon por cinco ocasiões, o único torneio que transmitiam na televisão alemã. Tornou-se o meu herói, queria ser como ele, ainda que não imaginasse ganhar tudo o que ganhei.”, reflecte o alemão em retrospectiva à sua carreira. Recordando a sua primeira vitória em Wimbledon, com apenas 17 anos de idade, Becker afirmou que “da noite para o dia passei de um tenista desconhecido a um fenómeno do ténis. Aquilo mudou a minha vida para sempre.”

Confessando-se um tenista com fraca movimentação e na ausência de boas habilidades técnicas, Boris Becker afima “Era um bom estratega. Usava mais a minha cabeça que os outros jogadores.” O alemão conquistou seis Majors mas, na altura de recordar, disse recordo aquela derrota com o Sampras nos quartos-de-final de Wimbledon em 1997. Disse-lhe à rede: ‘Estou a dar-te oficialmente as chaves da que era minha casa, agora é a tua.’ Foi o melhor tenista que enfrentei.”

Acerca do circuito actual, Becker constata, ‘sem papas na língua’ a diferença para o seu tempo, “Na minha geração divertíamo-nos mais porque cada encontro era importante e a competição estava mais aberta. Agora o ténis profissionalizou-se, tornou-se mais científico”. Contudo, e apesar disto, precisou de continuar no mundo do ténis “O ténis é, para além da minha família, o maior amor da minha vida.”

Becker tocou ainda no relevo de certos jogadores no circuito masculino e o lugar para as novas promessas do ténis, um tema bastante abordado na imprensa “Há um grupo de jogadores a bater à porta mas penso que ainda está fechada. Estão, naturalmente, a aproximar-se, mas os três tenistas que estão no ‘top’ do ranking ainda estão um passo à frente”, concluiu o treinador do actual número 1 mundial.

About Author

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.