Esta segunda-feira, dia 6 de abril de 2015, marca o início da 141ª semana de Novak Djokovic na liderança da hierarquia ATP, igualando assim as 141 semanas do espanhol Rafael Nadal no que a tempo passado como número 1 mundial diz respeito. O sérvio e o espanhol ocupam agora o sexto lugar na lista de tenistas da Era Open com mais semanas na liderança do ranking masculino.
Estreando-se no posto em julho de 2011, esta é a terceira vez que Djokovic se encontra na liderança do circuito (tal como Rafael Nadal), posição que ocupa desde o verão de 2014 após conquistar o segundo título em Wimbledon. Desde então, e depois de uma longa luta com Roger Federer até ao final da última temporada, o sérvio continuou a consolidar a sua posição e após o título em Miami tem já uma vantagem considerável sobre os seus adversários (cerca de 4.000 sobre o suíço), anunciando que esta liderança está para durar.
Com a idade de Federer já a pesar no número de torneios que disputa e nas suas prestações e com Nadal a atravessar um período menos bom, tendo caído esta segunda-feira do terceiro para o quinto posto ATP (ultrapassado por Murray e Nishikori, que o fixam assim na sua pior posição dos últimos dois anos), Djokovic tem já como certo que irá ultrapassar as 141 semanas do tenista espanhol e prepara-se agora para atacar as 170 semanas como número 1 mundial estabelecidas pelo norte-americano John McEnroe. Ainda longe, na primeira posição da lista, Roger Federer ostenta as suas inigualáveis 302 semanas.
Em 2015, o ‘papá’ Novak Djokovic conta já com títulos no Open da Austrália, Indian Wells e Miami e um total de 25 vitórias para apenas duas derrotas no circuito, números que consolidam o seu estatuto e confirmam o bom momento de forma desde que foi ‘papá’ pela primeira vez.