Maia Jovem 2015 terminou com vitória portuguesa na consolação

0

Terminou no passado domingo a 12ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, que decorreu entre os dias 21 e 29 de março no Complexo Municipal de Ténis da Maia e que reuniu jovens atletas de todo o mundo numa competição do escalão sub-14. O evento, disputado em terra batida, contou com provas na variante de singulares e pares tanto no setor masculino como no feminino.

O quadro de singulares de rapazes contou com a presença de 64 atletas (8 deles provenientes da fase de qualificação, onde os portugueses não foram muito felizes) e dezasseis cabeças-de-série, entre os quais o português Hugo Maia, sétimo pré-designado.

Maia, aliás, foi o melhor de entre os representantes das cores nacionais ao atingir a terceira ronda, enquanto Tomás Luís e Pedro Araújo chegaram à segunda eliminatória. O grande vencedor foi o búlgaro Adrian Andreev, terceiro favorito, que derrotou na final o espanhol Nicolas Alvarez Varona, 4º cabeça-de-série, por 6-1 6-3. O grande candidato ao título, Jack Draper e Filippo Moroni completaram o lote dos quatro finalistas ao ceder nas meias-finais.

De volta a Adrian Andreev, o jovem búlgaro confirmou a grande semana também na variante de pares onde, ao lado do italino Filippo Moroni (que derrotou nas meias-finais de singulares) conquistou o título após derrotar a dupla formada por Jack Draper e Alexander Zgirovsky por 1-6 6-1 [10-8].

Já no quadro de consolação dos rapazes, maior sucesso para as cores lusas, com Francisco Correia, segundo favorito, a superar na final o seu compatriota Bernardo Serra Vieira por 4-2 0-4 5-4(2).

Na variante feminina, a atleta de Malta, Helene Pellicano foi a grande vencedora. A terceira cabeça-de-série derrotou na final a francesa Manon Leonard, quarta favorita por 6-1 6-4, sendo que na terceira ronda deixou pelo caminho a jovem portuguesa Maria Inês Fonte.

A lucky loser Brígida Teles, a wild-card Madalena Tanqueiro e Joana Baptista foram as tenistas portuguesas a ultrapassar a ronda inaugural mas que não foram além da segunda eliminatória.

No quadro de pares, sagrou-se campeã a dupla favorita, composta pela húngara Adrienn Nagy e a russa Anastasia Tikhonova, que derrotou na final o duo russo composto por Maria Krupenina e Daniella Medvedeva (que derrotaram na segunda ronda as portuguesas Inês Maia e Teresa Van Zeller) pelos parciais de por 6-0 3-6 [10-6].

Iniciativas como estas desenvolvem o ténis nacional, que inscreveu no torneio muitos jogadores que tiveram oportunidade de conhecer e defrontar jovens tenistas de outros países, conferindo visibilidade a Portugal além-fronteiras.

About Author

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.