A mais jovem reformada do mundo

0
Anna Kournikova é ainda hoje uma das mais populares tenistas do mundo. Não foram só os títulos que lhe deram toda esta fama, mas sobretudo a sua beleza que lhe rendeu inúmeros contratos fora dos courts, e que tornaram a sua vida de celebridade bem mais apetecível do que a de tenista.
Conjugadas estas duas variantes, a russa colocou um ponto final na sua carreira em 2003, com cerca de 3 milhões de euros conquistados em prize-moneys, mas muito mais em contratos publicitários e umas mãos cheias de capas de revistas em todo o mundo.
Kournikova ainda venceu 16 títulos de pares e 2 em singulares no circuito ITF e em jovem era tida como uma das grandes esperanças russas no ténis, sendo ainda a mais jovem jogadora a disputar a Fed Cup (com 14 anos). Para além disso,foi nº8 de singulares e nº1 do mundo em pares.
Mas o que levou verdadeiramente esta tenista a deixar os courts “de ânimo leve” devido a uma lesão nas costas foi o seu sucesso fora dele. O caso Anna Kournikova é um dos mais referidos sempre que se fala em atletas que optaram por uma carreira virada para a vertente comercial: aos 15 anos, já fazia capas de revista em todo o mundo e participou nas tradicionais produções da Sports Illustrated, tendo sido ainda eleita uma das mulheres mais bonitas do mundo por inúmeras publicações.
De referir que o nome de Anna Kournikova esteve no topo da lista de atletas mais procurados na internet até 2008, ou seja, cinco anos após ter-se retirado do circuito, o que prova a força de alguém que já não era tenista mas também não era modelo.
Apesar de ainda realizar encontros de exibição, estima-se que a tenista russa não tenha ganho no ténis cerca de 10% do total das suas receitas em publicidade e em 2002, antes de se dedicar totalmente ao mercado publicitário e às aparições nos média, Anna somava já mais de dez milhões de dólares em contratos, segundo dados não oficiais.
Anna Kournikova é assim um dos “case studys” do mercado publicitário, pelo sucesso que granjeou e pela forma como soube potenciar a sua imagem de forma a conseguir viver dela, mesmo não pisando os courts e não obtendo resultados desportivos. Kournikova conseguiu que os resultados não tivessem importância na sua “cotação de mercado”.

About Author

Colaborador desde 2014. Praticou ténis durante mais de dez anos e é o vice-presidente do clube de ténis da sua terra natal, Almeirim, tendo já colaborado com várias publicações da modalidade.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.