Ilie Nastase foi e continua a ser uma das personagens mais polémicas do mundo do ténis e esta sexta-feira voltou a colocar o próprio nome das bocas do mundo e, até, num processo de investigação da Federação Internacional de Ténis (ITF). Em causa estarão comentários proferidos pelo romeno durante a cerimónia do sorteio da eliminatória da Fed Cup entre a Roménia e a Grã-Bretanha.
Na habitual sessão de perguntas e respostas que tem lugar em cerimónicas como esta, um jornalista questionou Simona Halep sobre a reação ao anúncio de Serena Williams, que nos últimos dias partilhou pela primeira vez com o público estar grávida de 20 semanas. Ora, Nastase intrometeu-se na pergunta e “tirou” a palavra à número 1 do seu país, dizendo palavras que não viriam a cair bem: “Veremos a cor que o bebé vai ter. Será chocolate com leite?”
Pouco depois, Ilie Nastase voltou a proferir uma frase que já está a ser largamente criticada nas redes sociais, ao dirigir-se a Anne Keothavong, a capitã da equipa britânica, e perguntar-lhe o número do quarto em que está.
Sem perder tempo, a Federação Internacional de Ténis emitiu um comunicado em que dá conta de que “a ITF não tolera a discriminação e linguagem ofensiva, nem qualquer comportamento deste tipo”, dizendo ainda estar “a par dos alegados comentários feitos pelo capitão romeno Ille Nastase” e ter começado “uma investigação imediata para apurar os factos completos para poder dar a continuidade apropriada ao assunto.”