Martim Leote Prata foi campeão de singulares e vice-campeão de pares na Argélia

0

Foi uma semana (praticamente) perfeita esta que Martim Leote Prata viveu no Grade 5 de Argel, com o jovem português de 16 anos a conquistar o seu primeiro título da carreira na variante de singulares de um torneio do circuito júnior internacional e a sagrar-se ainda vice-campeão de pares ao lado de Tomás Soares.

Começando por Tomás Soares, o jogador luso, também de 16 anos de idade e atual 747.º classificado do ranking de sub-18, realizou uma campanha positiva, vencendo o sexto candidato ao título, o espanhol Sergio Gomez Montesa, logo na estreia (7-6[2] e 6-2) e na ronda seguinte o argelino Toufik Sahtali (6-4 e 7-5) antes de ceder frente ao primeiro cabeça de série, o egípcio Mohamad Gomaa, por 2-6, 7-5 e 6-3.

Já Leote Prata, terceiro pré-designado e número 569 mundial, começou por derrotar dois atletas oriundos da fase de qualificação (o espanhol Mikel Aranzabal — 6-2 e 7-5 — e o tunisino Elyes Marouani — 6-3 e 6-2), tendo depois levado de vencida o sétimo cabeça de série, o marroquino Soufiane El Mesbahi (6-2 e 6-0), e o segundo favorito, o argelino Youcef Rihane (6-7([5], 6-3 e 6-2), para atingir a final. Aí, e naquela que foi a sua segunda final individual em provas desta categoria (a primeira fora no ano passado, no Grade 5 de Erevan), Martim Leote Prata conseguiu ser bem sucedido, batendo o espanhol Ignacio Sandoval Rodriguez pelos parciais de 6-3, 2-6 e 6-4.

Nos pares, Martim Leote Prata e Tomás Soares, que defendiam o estatuto de segundos pré-designados, estiveram perto de vencer o segundo título da carreira (conquistaram no ano transato o título no Grade 5 de Erevan), cedendo na grande final pelos parciais de 6-4 e 6-0 frente aos tunisinos Mohamed Anouar Braham e Adam Nagoudi.

Mais a oriente, na Turquia, Luísa Pelayo, João Martins e David Canavezes disputaram esta semana o Grade 5 de Antália, sendo que foi a primeira quem acabou por ir mais longe. A tenista nacional de 18 anos, 13.ª favorita e 1332.ª colocada da tabela feminina, levou a melhor sobre as turcas Sedef Bilgic (7-5 e 7-5) e Ece Tan (6-1 e 6-2) antes de sucumbir por 6-1 e 6-0 face à grande candidata à vitória final, a turca Basak Akbas.

Na vertente masculina, sortes diferentes para João Martins (1296.º) e David Canavezes (1801.º): o primeiro desistiu na estreia quando perdia por 6-4, 2-6 e 3-1 frente ao nono pré-designado, o turco Berk Ilkel, ao passo que o último ainda somou uma vitória (6-0 e 6-3 ante o wildcard local Mert Guven Antal), tendo depois sido eliminado com os parciais de 6-4 e 6-4 perante o 10.º cabeça de série, o turco Umut Akkoyun.

About Author

Natural da Ilha do Pico, Açores. Estudante do 2.º ano do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Amante da modalidade desde a adolescência.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.