Pela primeira vez na carreira a jogar uma meia final de um Grand Slam, no US Open, Gael Monfils apareceu na conferência de imprensa após o jogo com Novak Djokovic e afirmou que no final do primeiro set, quando perdia por 5-0, teve que mudar a sua atitude em campo, sempre com um objetivo em campo, tentar ganhar.
“O Novak estava a jogar muito bem. Eu não estava a servir bem. De repente vi que já estava a perder 5-0 e decidi mudar um pouco as coisas. Quis tratar de meter-me na sua mente, criar alguma coisa diferente. Para mim foi necessário fazê-lo“, justificou Monfils que aos 20 minutos de jogo já perdia no primeiro set por 5-0. “Foi uma grande estratégia, estava a perder 5-0 e passei para 5-3 15-40.”
A mudança de atitude e a forma de jogar do francês, perante o resultado que se adivinhava desastroso levou a que o público se pronunciasse de forma negativa, mas tenista de 30 anos defendeu-se “quando decidi jogar assim, sabia que ia ser diferente mas eu não jogo para ninguém. Jogo para mim. Tento ganhar“.
Apesar da mudança de tática, o francês reconheceu que fez tudo o que pode para ganhar, “tentei tudo, mas ele [Djokovic] foi melhor“, rematou Monfils que na próxima semana entrará no top-10.