Shuai Zhang disputará durante a próxima madruga a passagem às meias finais do Australian Open, num jogo em que terá como adversária Johanna Konta (47.ª). A tenista chinesa, proveniente da fase de qualificação, já deixou pelo caminho em Melbourne nomes como Simona Halep (2.ª), Alize Cornet (33.ª), Varvara Lepchenko (51.ª) ou Madison Keys (17.ª).
A número 133 do mundo tinha prevista que esta seria a sua última participação num torneio Major e por isso decidiu levar os pais consigo para a Austrália para que a pudessem ver jogar. No entanto, ninguém imaginaria que chegasse aos quartos de final. “Ninguém podia ter previsto que a Zhang chegaria aos quartos de final. Diziam que não tinha talento para tanto, mas eu sempre achei que ela era psicologicamente capaz. Só acreditavam nela os pais, o seu preparador físico e eu”, relembrou.
Liu Shuo tem noção da agitação que por estes dias rodeia a sua atleta e diz estar a tentar mantê-la concentrada para o próximo jogo. “No primeiro dia quando chegámos aqui para a fase de qualificação, ninguém falava de nós. Não houve entrevistas. Agora, já tive que avisar os meios de comunicação chineses para que não nos metam pressão extra. Apenas quero que ela jogue calma e sem pressão”, defendeu.