Desengane-se quem pensar que foi por obra e graça do divino que Nuno Deus assinou esta segunda-feira uma das maiores vitórias da carreira. Não foi. O tenista português teve de aplicar-se a fundo para deixar pelo caminho o número 2 do torneio de Casablanca, Albert Alcaraz Ivorra.
Nuno Deus (1013º) entrou no melhor no encontro frente ao 385º colocado do ranking mundial, tendo chegado a liderar a primeira partida por 5-2. Todavia, o espanhol foi à luta, não deu o set como perdido, e foi preciso recorrer ao desempate para encontrar o vencedor da primeira partida, que durou 48 minutos.
O segundo parcial voltou a contar com o lisboeta na frente do marcador (4-3, break de vantagem), mas desta vez foi o espanhol que se mostrou mais forte no momento crítico do set, ao registar três jogos consecutivos e consequente empate da contenda: um set para cada lado.
Chegados ao derradeiro parcial, os dois tenistas foram segurando os seus jogos de serviço até ao 4-4, altura em que Nuno Deus colocou a “quinta” para quebrar o saque do seu opositor, que acabou por não conseguir devolver o break quando o português serviu para selar uma das maiores vitórias da carreira até à data – 7-6(3), 4-6 e 6-4, ao cabo de 2h17.
Na segunda eliminatória, Deus vai medir forças com o belga Stijn Meulemans (767º), naquele que será o primeiro duelo de carreira entre ambos.
Por outro lado, Gonçalo Falcão (1239º) e Nuno Borges (1332º) ficaram pelo caminho no torneio de singulares. Tal como no embate da semana passada, Falcão voltou a ceder esta manhã frente a Giovanni Rizzuti (1144º), novamente num duelo bastante disputado: 2-6, 7-6(1) e 6-4 para o italiano. Borges, por seu turno, “caiu” às mãos do alemão Jean-Marc Werner, 4º cabeça de série e 515º mundial, por 6-4, 3-6 e 6-3.
Amanhã, terça-feira, entram em acção quatro tenistas portugueses: Francisco Cabral defronta Ayoub Benamar (10h), Sara Lança mede forças com Deborah Kerfs (10h), Inês Murta encara Maria del Rosario Canero Perez (11h30) e André Gaspar Murta enfrenta Hicham Khaddari (não antes das 12h30).













