Este domingo é um dia de festa para as cores portuguesas e, em particular, Gastão Elias e Frederico Silva. A jogar juntos em Porto Alegre, no Brasil, os dois tenistas lusitanos somaram uma nova vitória para se sagrarem campeões do Aberto de Ténis do Rio Grande do Sul, disputado sobre terra batida e distribuidor de 40.000 dólares em prémios monetários.
Depois de um walkover que os colocou na final, Elias e Silva regressaram ao court do torneio brasileiro para discutirem com Christian Garin e Juan Carlos Saez, uma dupla vinda do Chile, o título e precisaram de apenas dois parciais para ‘levar’ para casa o troféu, ao vencerem por 6-2 6-4 depois de 59 minutos de jogo.
Autoritários do início ao fim, os dois jogadores portugueses assumiram o controlo do encontro desde cedo e poucas ou nenhumas hipóteses de quebra deram aos adversários, que lhes viram ser negados seis dos sete break points de que dispuseram (Elias e Silva, por sua vez, converteram quatro de sete) para serem assim afastados da luta pelo troféu, o primeiro da dupla no circuito profissional.
Se Gastão Elias, de 24 anos, tinha já dois títulos em singulares e outros dez vice-campeonatos (oito deles em singulares) em torneios da categoria Challenger, para Frederico Silva, de 20, trata-se da primeira decisão e vitória no circuito. O tenista natural das Caldas da Rainha é ‘especialista’ na variante de pares e até à data contava com dois títulos de júnior em torneios do Grand Slam e nove em eventos Future.













