Depois de muita especulação, a United States Tennis Association (USTA) anunciou este fim-de-semana que as finais de singulares feminina e masculina terão as suas datas alteradas já nesta temporada.
Quarto e último Grand Slam da temporada, o US Open era – há alguns anos – alvo de fortes críticas de vários participantes, que eram forçados a disputar jogos da fase final do torneio em dias consecutivos: as meias-finais femininas eram disputadas na sexta-feira, com a final a ter lugar no sábado, enquanto as masculinas eram jogadas no sábado, com a final programada para domingo.
Esta temporada, o tempo de recuperação não será problema para os atletas. É que, se nos últimos cinco anos a final masculina foi sempre adiada para segunda-feira devido a problemas climatéricos, em 2013 será mesmo programada para segunda-feira, com a final feminina a passar de sábado para domingo.
Chris Widfmaier, porta-voz da USTA, confirmou que as queixas dos jogadores tiveram influência na decisão: “Ouvimos os jogadores e percebemos que é necessário um dia de descanso entre as meias-finais e as finais. Para garantir que uma final pode ser disputada ao mais alto nível é necessário um dia de descanso. Reconhecemos isso.”