ATL/Wilson Mini Tour 2012 – CT Jamor

0

ATL/Wilson Mini Tour 2012 é um novo circuito regional, organizado pela Associação de Ténis de Lisboa, para os escalões de sub7, sub9 e sub10. Dividido em várias etapas, este circuito viu a sua primeira etapa ser hoje concluída, no Clube de Ténis do Jamor.
Mário Mendes foi o Juiz-Árbitro da etapa que contou com provas dos escalões sub7 e sub10 (Sub7 Misto, Sub10 Masculino e Sub10 Feminino), tendo o Clube de Ténis do Jamor recebido 111 jogadores e jogadoras – que ao longo de dois dias protagonizaram diversos jogos.
Luan Ajeti vence Sub7 Misto
O torneio de Sub7 Misto foi dividido em três fases: a primeira composta por quatro grupos, a segunda por dois e, por fim, o grupo final, com todos os jogos a serem disputados no formato de match-tiebreak (um tiebreak até aos dez pontos, à semelhança dos encontros de pares profissionais).
Luan Ajeti, do Clube de Ténis de Sintra, venceu o escalão de sub17. 
Começou por vencer o Grupo 4, da primeira fase, ao derrotar Diogo Santos (Formatenis) por 14-12, Duarte Farinha (CT Jamor) por 10-3 e Diego Fernandes (CTO) por 10-7. 
Na segunda fase, a disputar o Grupo B, Luan Ajeti derrotou Guilherme Conde (CT) por 10-1, Francisco Vallera (CTPL) por 10-7; no último encontro, Guilherme Veloso levou a melhor por 10-4.
No Grupo Final, Ajeti voltou a ser mais forte e derrotou Salvador Abrantes (CTE) por 11-9, Guilherme Veloso (com quem havia perdido no Grupo B da 2ª fase) por 10-7 e, finalmente, Diogo Santos (Formatenis, a quem havia ganho na primeira fase)  por 10-7.
Madalena Sá vence Sub10 Feminino
À semelhança da vertente de sub7, o quadro de sub10 feminino foi dividido em grupos, mas apenas na primeira fase. A segunda fase foi composta por dezasseis jogadoras, que começaram a luta pelo título a partir dos oitavos-de-final. Os jogos foram, todos eles, disputados no formato de um short set (até aos 4 jogos).
Madalena Sá, do ETDSá, foi a grande vencedora da competição.
Colocada no Grupo 7, a tenista do ETDSá começou por derrotar Catarina Moreira (AT) por 4/2. Seguiram-se os triunfos sobre Mariana Carvalho (CT Jamor) por 4/1 e Mariana Ventura (TCPSA) por 4/0, que lhe permitiram avançar para a última fase.
Primeira classificada no Grupo 7, Maria Sá derrotou nos oitavos-de-final Maria Reis (do CIF e segunda classificada no Grupo 2) por 5/3; rumo à final ainda derrotou Gabriela Matos – do CAD e segunda classificada do Grupo 8 – e Carlota Cunha, do CTO e primeira no Grupo 3, por 4/1. No derradeiro encontro, Maria Sá venceu Inês Oliveira (primeira classificada no grupo 2) por 5/4(7).
De destacar ainda que Leonor Veloso (do CT e primeira classificada no Grupo 4) derrotou Carlota Cunha no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, por 4/2.
Eduardo Morais vence sub10 masculino
O quadro masculino de sub10 teve mais do dobro de afluência em relação ao feminino e foi, também ele, disputado inicialmente em grupos, passando os vencedores e segundos classificados de cada conjunto aos dezasseis-avos-de-final da fase terminal do campeonato. Os jogos foram, todos eles, disputados no formato de um short set.
Eduardo Morais, do CTE, foi o campeão da primeira etapa.
Posicionado no Grupo I, Eduardo Morais derrotou na fase de grupos todos os seus adversários por incríveis 4/0: Gonçalo Rodrigues, do CT Jamor, Lucas Borja, do Ténis4You, e Guilherme Manz (do CVG) foram os tenistas que, este fim-de-semana, não conseguiram levar a melhor sobre o jovem do CTE.
Na segunda fase, em formato de eliminação directa, e como primeiro classificado do Grupo I, Morais derrotou Diogo Martins (segundo classificado no Grupo 15 e vindo do CAD) por 4/0. Nos oitavos-de-final Miguel Lopes, do ETJC e primeiro colocado do Grupo 10, foi derrotado por Morais por 1/4. Seguiu-se, nos quartos-de-final, o triunfo sobre Vasco Prata (do Boa-Hora FC e segundo colocado no Grupo 2) por 4/0. Nas meias-finais Morais voltou a vencer por 4/1, desta feita sobre Miguel Gomes (do CT Alcobaça e primeiro classificado do Grupo 14); Eduardo Morais sagrou-se campeão graças à vitória sobre Miguel Redmont, do CT e segundo terminado no Grupo 10), por 4/0.
No jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, Miguel Gomes derrotou Martinho Gonçalves (do CT Solplay e primeiro colocado no Grupo 11) por 5/3.
Entre os dias 25 e 26 de fevereiro o Clube Campo Quinta da Moura acolherá os atletas do escalão de sub9, enquanto que os jogadores de sub7 e sub10 só voltarão a participar no circuito nos dias 10 e 11 de Março, no Clube Ténis Belas.
Nos próximos dias o Clube de Ténis do Jamor acolherá um torneio destinado aos escalões de sub14 e sub18 e, entre 2 e 11 de Março, o campeonato regional de Lisboa de sub12 (regulamento).

About Author

gasparlanca@tenis-portugal.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.