Frederico Gil foi esta noite eliminado na terceira ronda do Australian Open, num momento histórico para a sua carreira e para o ténis nacional. Perante Jo-Wilfried Tsonga, número 6 mundial, o número dois nacional lutou mas não chegou para vencer.
Em pleno Hisense Arena, um dos courts mais importantes do torneios, Frederico Gil entrou muito nervoso e sofreu um break logo no jogo inaugural. Mas o momento decisivo no primeiro parcial, foi no primeiro jogo de serviço do francês, no qual Gil não aproveitou 3 break points para igualar a 1-1.
A partir daí Tsonga foi somando jogos e passou a controlar os pontos com o seu serviço e a sua portentosa direita. Frederico não era capaz de contrariar tamanha potência, colocando bolas curtas que eram facilmente aproveitadas pelo adversário.
Frederico Gil não conseguiu servir ao nível das rondas anteriores, com menos primeiros serviços e para além disso cometeu erros de direita e na rede que não são seus característicos, denotando uma clara presença de nervos.
Todas estas condicionantes levaram a uma vitória expressiva de Tsonga por 6-2 6-2 e 6-2, mas, a espaços, Frederico Gil conseguiu excelentes direitas e boas combinações de serviço e direita, não deixando, de longe, má imagem para o público.
Apesar de tudo, durante o encontro houve vários cómicos momentos. No segundo set, os dois jogadores pensavam que estava na altura de descanso e troca de campo, quando ainda estava 5-1. No final do encontro, Gil não se apercebeu de imediato que o jogo tinha terminado.
O tenista sintrense sai assim de cena dos courts de Melbourne com a garantia que irá voltar a entrar no top-100, sendo que provavelmente irá aparecer como número 98 na próxima atualização.