Numa jornada onde os principais favoritos conseguiram vencer com mais ou menos facilidades, o encontro mais emocionante colocou Tomic frente a Dolgopolov. Num duelo entre dois jogadores com alguns dos melhores slices do circuito, foi Dolgopolov quem esteve melhor na primeira partida, recuperando de um break de desvantagem e vencendo por 6-4. Mas Tomic não desistiu e deu bastante réplica, conseguindo vencer os dois parciais seguintes no tie-break por 7-6(0) e 7-6(6). Mas o ucraniano conseguiu finalmente brekar o adversário e assegurar a quarta partida por 6-2. Quando se esperava que o australiano claudicasse fisicamente, Tomic ganhou no 5º set por 6-3.
Menos trabalho teve Rafael Nadal para derrotar o jovem Lukas Lacko. O eslovaco nunca se revelou ao nível do número dois mundial, não se adaptando ao forte spin colocado pelo mesmo. Apesar de uma tentativa de reação na 2ª partida, Nadal venceu por 6-2 6-4 e 6-2.
Roger Federer teve que eliminar o gigante Ivo Karlovic para carimbar a passagem à 4ª ronda. Apesar de uns parciais mais equilibrados, o jogo foi rápido com os dois jogadores a raramente terem que enfrentar break points. No primeiro parcial Federer levou a melhor por 7-6(6) sendo que este foi mesmo o set mais difícil para o suíço, vencendo depois por 7-5 e 6-3.
Outro encontro que só terminou ao fim de serem disputados 5 sets foi o jogo entre Feliciano López e John Isner. O norte.americano, conhecido pela famosa maratona em Wimbledon, cedeu desta feita ao fim e 5 partidas para o espanhol num duelo de potentes serviços. López relevou-se melhor fisicamente, decisivo para o desfecho a seu favor pelos parciais de 6-3 6-7(3) 6-4 6-7(0) e 6-1
Restantes resultados do dia:
Phillip Kohlschreiber derrotou Alejandro Falla por 6-3 6-2 7-6(3)
Tomas Berdych derrotou Kevin Anderson por 7-6(5) 7-6(1) 6-1
Nicolas Almagro derrotou Stan Wawrinka por 7-6(2) 6-2 6-4