Mais uma jornada do primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open. O destaque de hoje recaiu sobre o duelo entre o veterano Lleyton Hewitt e o norte-americano Andy Roddick. Depois de uma bela vitória frente a Haase na primeira ronda, cedeu perante o australiano. Apesar disso, no primeiro parcial Roddick dominou os pontos com a sua direita e o serviço vencendo por 6-3. Só que na segunda partida começou a ressentir uma lesão na coxa direita que se foi agravando, levando-o a desistir quando já perdia por 6-3 3-6 4-6.
Novak Djokovic teve um trabalho muito mais fácil perante o colombiano Santiago Giraldo para seguir em frente. Apesar disso, Giraldo entrou melhor e conseguiu fazer o break, só que o número um mundial elevou os níveis de concentração e acabou por triunfar pelos parciais de 6-3 6-2 6-1.
O quarto favorito, Andy Murray, também triunfou em três parciais perante o francês Eduard Roger-Vasselin. Depois de um primeiro set arrasador, onde Murray venceu por 6-1, o francês conseguiu equilibrar um pouco mais a contenda, mas nos pontos mais longos era sempre o britânico que levava a melhor. Isso reflectiu-se no resultado, que ditou 6-1 6-4 6-4 para o mais cotado dos dois atletas.
Jo-Wilfried Tsonga foi outro dos favoritos que jogaram na jornada de hoje. Perante o brasileiro Ricardo Mello, o francês fez uso do seu serviço para conseguir controlar o encontro e não precisar de acelerar muito para vencer. Tsonga foi capaz de fazer o break no adversário na altura certa, sendo suficiente para triunfar por 7-5 6-4 6-4.
Gael Monfils teve vida um pouco mais difícil perante outro brasileiro, Thomaz Bellucci. O número dois francês entrou mal no encontro, muito desconcentrado e perdeu o primeiro parcial por 2-6. Apesar disso, Monfils conseguiu entrar no encontro e ser mais agressivo, vencendo os três parciais seguintes por 6-0 6-4 6-2.
Tarefa muito mais complicada teve o espanhol David Ferrer. O número cinco mundial sofreu bastante para levar de vencido o norte-americano Ryan Sweeting. Num encontro sempre muito duro e equilibrado, a experiência do atleta mais cotado fez a diferença no fim, com Ferrer a vencer por 6-7(4) 6-2 3-6 6-2 6-3.
O jovem talento Kei Nishikori teve que puxar dos galões para levar de vencido o australiano Matthew Ebden. Num duelo entre dois jogadores promissores, foi o jogador mais bem posicionado no ranking, Nishikori, que levou a melhor ao fim de cinco sets por 3-6 1-6 6-4 6-1 e 6-1.
Viktor Troicki foi um dos cabeças-de-série eliminados na jornada de hoje. Perante Mikhail Kukushkin, o sérvio esteve longe do seu melhor e nunca foi capaz de se superiorizar sobre o seu adversário, sendo muito menos irregular que Kukushkin. Pelo contrário, o cazaque esteve ao seu melhor nível e triunfou por 5-7 6-4 6-2 4-6 6-3.
O jovem Milos Raonic também carimbou a passagem à 3ª ronda do Australian Open. O jovem canadiano passou ainda por um susto frente a Petzschner, mas conseguiu recuperar e assumir as despesas do jogo, vencendo por 6-4 5-7 6-2 7-5.
Por fim, referência para o encontro entre Janko Tipsarevic e o atleta da casa James Duckworth. O sérvio não se deu bem com o forte apoio que Duckworth recebia e perdeu o primeiro set por 3-6. Apesar disso, Tipsarevic acabou por mostrar o seu nível de ténis superior, vencendo por 3-6 62 7-6(5) e 6-4.
Restantes resultados do dia:
Richard Gasquet derrotou Andrey Golubev por 6-4 6-2 2-0 (desistência)
Juan Ignacio Chela derrotou Pablo Andujar por 6-4 6-4 6-3
Julien Bennetau derrotou Gilles Simon por 7-5 7-6(8) 1-6 3-6 6-2
Nicolas Mahut derrotou Tatsuma Ito por 1-6 7-6(6) 6-2 6-2
Michael Llodra derrotou Alex Bogomolov Jr por 6-1 6-3 4-6 5-7 6-4