Martim Leote Prata alcançou melhor resultado da carreira na Argélia

0

Os ares argelinos continuam a inspirar Martim Leote Prata. Depois de já este ano ter conquistado o primeiro título internacional da sua (ainda curta) carreira (foi campeão do Grade 5 de Argel, em fevereiro), o jovem português de 16 anos voltou a ir longe numa prova realizada na Argélia ao ceder somente nas meias-finais do Grade 3 de Tlemcen.

Oitavo pré-designado e atual 353.º colocado do ranking internacional de sub-18, Leote Prata derrotou sucessivamente o tunisino Mohamed Braham (795.º) por 6-2 e 6-2, o egípcio Adham Gaber (565.º) por 6-1 e 6-0 e o marroquino Soufiane El Mesbahi (524.º) por 6-4 e 7-5 antes de ‘cair’ na penúltima etapa, com os parciais de 6-3, 6-7(3) e 6-4, frente ao norte-americano Sumit Sarkar (500.º).

Também Tomás Almeida, número 659 da hierarquia mundial de juniores, participou no Grade 3 de Tlemcen, tendo vencido na estreia o argelino Matis Amier (1579.º) pelos parciais de 6-3 e 6-2 e depois sucumbido por 6-3 e 6-3 perante o segundo favorito, o belga Tibo Colson (116.º).

Já em Espanha, no Grade 5 de Telde, as coisas não correram bem às cores nacionais. Afonso Portugal disputou a fase de qualificação da prova local e, depois de se ter estreado com um triunfo por 4-6, 6-3 e 6-1 ante o wild card espanhol Gerard Juan, saiu de cena na fase seguinte, cedendo por 0-6, 7-5 e 6-2 face ao espanhol Nil Giraldez.

Ainda na vertente masculina, mas em encontros já referentes ao quadro principal, João Martins (6-1 e 6-1 para o qualifier espanhol Xavier Navarro), David Canavezes (6-4 e 6-3 contra o qualifier espanhol Pol Vinas) e o wild card Hugo Pereira (6-1 e 6-0 ante o espanhol Marc Casasnovas) foram todos eliminados logo na ronda inaugural.

Mas também na variante feminina tivemos representação portuguesa em Telde, com Rebeca Silva a jogar o quadro principal do torneio espanhol. A estadia da jovem tenista lusa de 16 anos foi, contudo, curta, uma vez que a quinta cabeça de série e atual 660.ª classificada da tabela de sub-18 perdeu na primeira fase, pelos parciais de 6-4 e 6-1, frente à convidada espanhola Alba Rey Garcia.

About Author

Natural da Ilha do Pico, Açores. Estudante do 2.º ano do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Amante da modalidade desde a adolescência.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.