ITF inicia processo de investigação a Ilie Nastase por alegados comentários impróprios e racistas

0

Ilie Nastase foi e continua a ser uma das personagens mais polémicas do mundo do ténis e esta sexta-feira voltou a colocar o próprio nome das bocas do mundo e, até, num processo de investigação da Federação Internacional de Ténis (ITF). Em causa estarão comentários proferidos pelo romeno durante a cerimónia do sorteio da eliminatória da Fed Cup entre a Roménia e a Grã-Bretanha.

Na habitual sessão de perguntas e respostas que tem lugar em cerimónicas como esta, um jornalista questionou Simona Halep sobre a reação ao anúncio de Serena Williams, que nos últimos dias partilhou pela primeira vez com o público estar grávida de 20 semanas. Ora, Nastase intrometeu-se na pergunta e “tirou” a palavra à número 1 do seu país, dizendo palavras que não viriam a cair bem: “Veremos a cor que o bebé vai ter. Será chocolate com leite?”

Pouco depois, Ilie Nastase voltou a proferir uma frase que já está a ser largamente criticada nas redes sociais, ao dirigir-se a Anne Keothavong, a capitã da equipa britânica, e perguntar-lhe o número do quarto em que está.

Sem perder tempo, a Federação Internacional de Ténis emitiu um comunicado em que dá conta de que “a ITF não tolera a discriminação e linguagem ofensiva, nem qualquer comportamento deste tipo”, dizendo ainda estar “a par dos alegados comentários feitos pelo capitão romeno Ille Nastase” e ter começado “uma investigação imediata para apurar os factos completos para poder dar a continuidade apropriada ao assunto.”

Leia também:

About Author

Gaspar Ribeiro Lança

[email protected] | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.