Marketa Vondrousova conquista primeiro título WTA da carreira na Suíça

0

O conto de fadas teve o melhor final possível. A checa Marketa Vondrousova, de apenas 17 anos de idade, sagrou-se este domingo campeã da edição inaugural do Ladies Open Biel Bienne, torneio da categoria WTA International jogado na cidade suíça de Bienna, sem perder qualquer set no quadro principal da prova e depois de ter furado toda a fase de qualificação.

Numa batalha entre duas tenistas que nunca tinham jogado uma final de um torneio WTA, a jovem natural de Sokolov, que esta semana ocupa o 233.º lugar do ranking, foi mais forte que a estoniana Anett Kontaveit, número 99 mundial, triunfando em dois sets, com parciais de 6-4 e 7-6(6), ao fim de 1 hora e 45 minutos em court.

Apesar de ter permitido a Kontaveit dispor de bastantes break points ao longo do encontro (14), Vondrousova teve sempre a habilidade para sair das situações mais complicadas, permitindo apenas por uma vez que a adversária quebrasse o seu serviço, já na segunda partida, sendo que devolveu imediatamente o break.

Depois de uma primeira partida onde uma simples quebra de serviço à passagem do sétimo jogo fez a diferença, Kontaveit elevou o seu nível de jogo durante o segundo parcial, tendo chegado a liderar por 2-0 com a referida quebra de serviço e desperdiçado quatro set points antes de ver Vondrousova fechar a partida ao primeiro match point que teve à sua disposição.

“É a maior vitória da minha carreira porque normalmente jogo torneios mais pequenos, de 25 mil e 60 mil dólares. Este foi um dos meus primeiros grandes torneios e eu estive lesionada no meu cotovelo esquerdo durante grande parte da temporada passada. Tive que fazer muito trabalho físico, o que me ajudou a movimentar-me melhor. Agora estou a jogar muito bem!”, começou por dizer a vencedora, na conferência de imprensa após a partida.

“Primeiro pedi um wildcard para a fase de qualificação porque não tinha a certeza de que conseguiria entrar sem um. Assim que entrei no qualy quase perdi o primeiro jogo mas desde aí que foi sempre a melhorar. Joguei tão bem nos últimos encontros e isso deixou-me muito feliz”, continuou a atleta checa, que bateu a compatriota e primeira cabeça de série Barbora Strycova nas meias-finais do torneio.

A vitória em Bienna traz, para além de uma enorme subida na hierarquia mundial (alcança esta segunda-feira o 117.º lugar, um novo máximo de carreira), um cheque chorudo no valor de 43 mil dólares, cheque esse que Vondrousova… não sabe onde utilizar: “Eu ganhei um torneio de 15 mil dólares e o prémio foram uns mil dólares, portanto não faço ideia do que vou fazer com o dinheiro que ganhei aqui! A minha mãe vai ter que me ajudar”, atirou, entre sorrisos.

Para além de Marketa Vondrousova, também Anett Kontaveit sai da Suíça com uma subida no ranking garantida, sendo a partir desta segunda-feira a nova número 74 do Mundo, aproximando-se do seu máximo de carreira, o 73.º lugar obtido em março da temporada passada. Quanto ao prémio monetário, a jovem de 21 anos, natural de Tallinn, leva consigo um cheque no valor de 21.400 dólares.

Leia também:

About Author

Daniel Sousa