Governo atribui estatuto de Utilidade Pública Desportiva à Federação Portuguesa de Padel

0

A Federação Portuguesa de Padel foi reconhecida oficialmente pelo Governo enquanto Utilidade Pública Desportiva, segundo despacho publicado em Diário da República. Este é um reconhecimento importante para que a tutela do padel passe agora da Federação Portuguesa de Ténis para a Federação Portuguesa de Padel.

Apesar de ser já detentora do Estatuto de Utilidade Pública, a Federação Portuguesa de Padel, fundada em abril de 2012, não tinha ainda Utilidade Pública Desportiva, ou seja, o reconhecimento oficial por parte da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude e do Instituto do Desporto.

A Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude ouviu o Comité Olímpico de Portugal e a Confederação do Desporto de Portugal, embora esta última não tenha respondido atempadamente, tendo ainda o processo passado pelo crivo do Conselho Nacional do Desporto. Entendeu assim a Secretaria de Estado com a tutela do desporto que a Federação Portuguesa de Padel cumpria todos os requisitos legais, atribuindo-lhe por isso o estatuto de Utilidade Pública Desportiva.

A decisão entra em vigor a 28 de abril de 2017 e obrigará certamente a mudanças na gestão da modalidade em Portugal. Actualmente, a Federação Portuguesa de Ténis tem a tutela, mas tem sido a Federação Portuguesa de Padel a promover algumas das provas com maior mediatismo, contando com o apoio da Lagos Sport. Depois de no ano anterior ter promovido o Campeonato do Mundo de Padel, este ano Portugal vai receber um Masters do World Padel Tour.

Para esta decisão contribuiu o facto de ser a Federação Portuguesa de Padel a estar filiada na federação internacional da modalidade. No entanto, essa tutela internacional poderá também mudar de mãos, visto que tem sido um dos temas debatidos pela ITF.

Leia também:

About Author

Colaborador desde 2014. Praticou ténis durante mais de dez anos e é o vice-presidente do clube de ténis da sua terra natal, Almeirim, tendo já colaborado com várias publicações da modalidade.