Duarte Vale alcançou quartos de final de um Grade 1

0

Semana relativamente positiva para as cores portuguesas no circuito júnior internacional, com Duarte Vale e Martim Leote Prata, os dois jovens atletas lusos em ação em quadros principais, a chegarem até aos quartos de final dos seus respetivos torneios.

No Grade 1 de Carson, Vale, segundo cabeça de série e número 23 mundial, somou três vitórias consecutivas (todas elas sobre adversários norte-americanos) rumo à antepenúltima etapa: 6-4 e 6-4 a Trey Hilderbrand (219.º), 6-2 e 6-4 ante William Grant (229.º) e 6-4 e 7-6(1) contra Lukas Greif, 14.º pré-designado e número 103 do ranking. Na luta por um lugar nas meias-finais, porém. o melhor tenista português da hierarquia de sub-18 não conseguiu dar o melhor seguimento e acabou eliminado com os parciais de 7-6(7) e 6-4 frente ao norte-americano Oliver Crawford, quinto favorito e número 24 mundial.

Mais a oriente, em Doha, no Qatar, disputou-se esta semana uma prova de nível Grade 4, onde Martim Leote Prata teve entrada direta no quadro principal e José Maria D’Orey (1442.º) passou pela fase de qualificação, na qual perdeu logo na ronda inaugural por 6-2 e 6-3 perante o sexto cabeça de série, o francês Lilian Marmousez (867.º).

Quanto a Martim Leote Prata, esse não saiu de cena sem antes ter obtido duas vitórias e um saldo, no geral, positivo de mais uma participação num evento do circuito júnior internacional. Atual 408.º colocado do ranking, o jogador lusitano de apenas 16 anos começou por bater o italiano Emiliano Maggioli (581.º) por 6-4 e 6-2, tendo depois surpreendido o quinto pré-designado, o suíço Luca Staeheli (385.º), pelos parciais de 6-3, 4-6 e 6-3, rumo aos “quartos”. Aí, a aventura de Leote Prata chegou ao fim, mas não sem antes ter oferecido tremenda réplica ao segundo favorito, o indiano Digvijay Singh (número 260 mundial), sendo derrotado por 5-7, 7-6(5) e 6-4.

Leia também:

About Author

Natural da Ilha do Pico, Açores. Estudante do 2.º ano do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Amante da modalidade desde a adolescência.