Portugal 0 vs. 2 Letónia. Derrota de Michelle Brito empurra luta pela manutenção para o playoff

0

Três dias, três derrotas para Portugal na Pool C do Grupo I da Fed Cup. Apesar da resistência oferecida, a equipa lusa voltou a não conseguir sair por cima de um confronto com uma seleção e vai ter de lutar pela manutenção nesta fase da prova em 2018 no playoff de amanhã, que surge como a última hipótese.

Novamente em campo para tentar anular a vantagem conseguida pela Letónia no primeiro encontro, em que Diana Marcinkevica derrotou Inês Murta, a número 1 portuguesa Michelle Larcher de Brito lutou enquanto pôde com Jelena Ostapenko, número 35 do ranking WTA, e ofereceu alguma resistência, mas acabou derrotada pelos parciais de 6-4 e 6-2.

Larcher de Brito estava à procura da sua segunda vitória na competição, depois de na jornada de quinta-feira ter derrotado a número 86 mundial Cagla Buyukakcay e ter estado perto (2-0 no terceiro set) de, ao lado de Francisca Jorge, consumar a reviravolta frente à Turquia num encontro que, em caso de vitória garantiria desde logo a manutenção portuguesa.

Esta sexta-feira o obstáculo voltou a revelar-se difícil de contornar e, à semelhança dos encontros anteriores, também este ficou marcado pelas várias quebras de serviço trocadas entre ambas as jogadoras, com a irreverente Ostapenko, conhecida pelo seu temperamento dentro do campo, a conseguir sair por cima.

Com o resultado entre Portugal e Letónia a fixar-se em 0-2, a equipa portuguesa liderada por Neuza Silva termina a Pool C no último lugar, com três derrotas em três confrontos, e terá de procurar a manutenção no Grupo I no playoff de amanhã. Esse encontro, contra o último classificado da Pool B, a Bósnia Herzegovina, vale, também e em sentido inverso, a descida de divisão para o conjunto que sair derrotado.

About Author

gasparlanca@tenis-portugal.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.