Serena Williams escreve carta a todas as mulheres para lutarem contra a discriminação de género

0

Numa carta dirigida a todas as mulheres, Serena Williams, dá o seu exemplo pessoal para contar como conseguiu chegar ao topo apelando a todas que sigam os seus sonhos batalhando por um mundo onde não exista discriminação de género.

A todas as mulheres incríveis que lutam pela excelência,

Quando eu era criança, tinha um sonho. Tenho a certeza que vocês também. O meu sonho não era o da maior parte das crianças, o meu sonho era ser a melhor tenista do mundo. Não a melhor tenista feminina do mundo.

Tive a sorte de ter uma família que me apoiou e encorajou. Aprendi a não ter medo. Aprendi o quão importante é lutar por um sonho e mais importante é sonhar em grande. A minha luta começou aos três anos e ainda não parou.

Como sabemos, muitas mulheres não são suficientemente apoiadas ou são desencorajadas de seguir o seu caminho. Eu espero que juntas possamos mudar isso. Para mim, é uma questão de resistência. O que os outros apontaram como falhas ou desvantagens minhas – raça, género – eu “agarrei” como combustível para o meu sucesso. Nunca deixei que nada nem ninguém determinasse o meu potencial. Eu controlei o meu futuro.

Por isso, quando o tema de igualdade de prémios monetários aparece, chateia-me porque eu sei que tanto eu como vocês trabalhámos o mesmo e fizemos os mesmos sacrifícios que os nossos colegas do sexo masculino. Eu não queria que a minha filha ganhasse menos que o meu filho no mesmo trabalho. Nem vocês.

Como sabemos, as mulheres têm de ultrapassar muitas barreiras para chegar ao sucesso. Uma dessas barreiras é a maneira pela qual somos constantemente lembradas de que não somos homens, como se isso fosse uma falha. As pessoas dizem que sou “uma das melhores atletas femininas no mundo”. As pessoas dizem que o LeBron é um dos melhores atletas masculinos do mundo? E o Tiger? e o Federer? Porque não? Porque eles não são mulheres. Nós nunca devemos deixar que isso continue assim. Devemos sempre ser julgadas pelo que conseguimos e não pelo género.

Por tudo o que eu consegui na minha vida, estou profundamente grata por ter experimentado os “altos e baixos” que vêm com o sucesso. Espero que a minha história e as vossas inspirem todas as jovens a seguir os seus sonhos com convicção. Devemos continuar a sonhar em grande e ao fazê-lo capacitamos a próxima geração de mulheres a serem ousadas na concretização dos seus sonhos.

Serena Williams

About Author

Praticante desde cedo, seguidora uns anos mais tarde mas sempre com a esperança que o ténis português, em especial o feminino, consiga um dia chegar ao topo.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.