Andy Murray triunfa em Londres e termina ano no topo do ranking mundial

0

Está encontrado o nome do grande vencedor da edição de 2016 do ATP World Tour Finals, último torneio da presente época desportiva. Numa final que decidia não só o nome do novo campeão da prova londrina, como também, pela primeira vez, quem iria terminar o ano enquanto número um mundial, Andy Murray deu seguimento aos resultados imaculados alcançados nos últimos meses e sagrou-se campeão frente a Novak Djokovic.

Num duelo entre tenistas contemporâneos e separados por apenas uma semana em termos de data de nascimento, Murray conseguiu levar de vencida Djokovic, uma das suas “bestas negras” e um dos seus maiores rivais nos últimos anos no circuito, somando um triunfo em sets diretos, por 6-3 e 6-4, ao cabo de uma hora e xx minutos de contenda.

Era o “encontro do ano”, aquele que todos esperavam à partida para o “Masters” e que poderia suceder-se caso ambos confirmassem o favoritismo e avançassem para o jogo decisivo. A teoria acabou por se converter na prática e surgiram então na grande final Andy Murray e Novak Djokovic para um aliciante e estrondoso embate em perspetiva.

Ora, na primeira partida a lei do serviço imperou até ao oitavo jogo, altura crítica do set e em que o número um mundial conseguiu um precioso break diante de Djokovic, já depois de ter beneficiado de break points no jogo anterior de serviço do sérvio, para de seguida confirmar a vitória nesse parcial inaugural por 6-3.

O segundo set, por sua vez, demonstrou uma história distinta. Andy Murray entrou de rompante e quebrou o serviço de Novak Djokovic logo a abrir, mantendo essa vantagem até ao quinto jogo, fase em que voltou a ampliar esse avanço no marcador ao adiantar-se por 4-1.

Ainda assim, o segundo classificado do ranking ATP não se deu por vencido e reduziu de seguida para 4-3. Apesar da maior luta no final do duelo, onde chegou a anular dois match points e mostrou uma postura mais ativa na final, o sérvio não conseguiu mesmo evitar o que parecia inevitável e, ao terceiro match point, Murray celebrava com o público da casa a vitória em Londres pela primeira vez na carreira.

Com esta vitória, a 24.ª consecutiva(!), Andy Murray torna-se no primeiro britânico a sagrar-se campeão do ATP World Tour Finals e conquista o seu quinto título seguido, sendo que desde a derrota nos quartos de final do US Open, o bicampeão olímpico nunca mais voltou a perder qualquer encontro oficial relativo ao circuito ATP.

About Author

Natural da Ilha do Pico, Açores. Estudante do 2.º ano do curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Amante da modalidade desde a adolescência.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.