Mónica Puig foi eleita Melhor Atleta Feminina dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 na gala da Associação do Comité Olímpico Nacional em Doha, no Qatar.
A jovem porto-riquenha de 23 anos de idade, que saltou para a ribalta em virtude de se ter tornado na primeira pessoa do Porto Rico a conquistar uma medalha de ouro olímpica, realizou uma campanha praticamente imaculada e somou várias vitórias incríveis rumo ao título.
Em declarações posteriores à conquista desse prémio, Puig mostrou-se muito feliz por ver a sua prestação no Rio de Janeiro reconhecida desta forma. “Este prémio resume um ano fantástico para mim. Tornar-me na primeira atleta a obter uma medalha de ouro para o meu país foi um momento inesquecível e que saborearei para sempre”, frisou.
Por último, Mónica Puig, que derrotou na grande final dos Jogos Olímpicos a atual número um mundial, Angelique Kerber, valorizou a designação que lhe foi atribuída. “Fui uma sortuda por ter competido ao lado de tantas atletas de topo no Rio de Janeiro, portanto é um sentimento indescritível receber o prémio de Melhor Atleta Feminina”, afirmou.