Aos 17 anos, CiCi Bellis vai estrear-se no top 100 mundial e… No Australian Open

0

Tem 17 anos, brilhou pela primeira vez aos 15 e, nos primeiros torneios que disputou enquanto tenista profissional, “levou para casa” dois títulos. Esta segunda-feira, faz a sua estreia entre as 100 melhores do Mundo ao posicionar-se no 90.º posto do ranking WTA. Falamos de Catherine “CiCi” Bellis, a jogadora norte-americana que promete dar muito (ainda mais) que falar.

Quando, em 2014, surpreendeu Dominika Cibulkova (vice-campeã do Australian Open meses antes) rumo à segunda ronda do US Open para se tornar na mais nova desde Kournikova, em 1996, a vencer um encontro no quadro principal do Major norte-americano, muito se escreveu sobre Bellis. Começou rapidamente a ser apontada como o futuro do ténis norte-americano, e até mundial, e não faltaram comparações.

Mas “CiCi”, como gosta de ser chamada, era ainda demasiado nova e, por isso, recusou o prize-money para poder continuar a disputar torneios “não-profissionais” (ou seja, o circuito júnior, no qual acabou mesmo por se sagrar campeã mundial). Este ano, regressou a Nova Iorque para ultrapassar os três encontros da fase de qualificação e chegar mesmo à terceira ronda do quadro principal — onde só perderia para a futura campeã e número 1 mundial, Angelique Kerber. O prize money? Fez um upgrade à suite, porque desde que sejam utilizados apenas para assuntos relacionados com o torneio (como refeições, hóteis, etc) os prémios monetários não são considerados como ‘aceites’ e… Voltou a recusá-lo.

Poucos dias depois, e já na 120.ª posição do ranking, Bellis recorreu ao Twitter para anunciar a profissionalização e a ligação à IMG. à campanha no US Open seguiram-se os quartos de final no WTA International do Quebec. Mas foi (e também em solo canadiano) nas semanas seguintes que CiCi Bellis regressou à grande forma: venceu o ITF de 50.000 dólares de Saguenay e, uma semana depois, o de 50.000 dólares de Toronto, resultados que a catapultam até ao 90.º lugar.

Até onde irá, só o tempo o dirá, mas, para já, CiCi Bellis tem assegurado um lugar no quadro principal de singulares do Australian Open e é a mais nova de todas as jogadoras no top 200 mundial.

About Author

[email protected] | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.