Ashton Eaton: “O ténis é o desporto mais completo a seguir ao decatlo”

0

O decatlo é uma competição constituída por dez atividades desportivas, e por consequência corresponde a um desporto extremamente exigente. Nos Jogos Olímpicos, o expoente máximo do decatlo tem sido Ashton Eaton, que obteve as medalhas de ouro em Londres e no Rio de Janeiro.

Steve Johnson, recentemente medalhado com o bronze no torneio olímpico de ténis na vertente de pares, considerou o ténis como o desporto mais duro. O norte-americano baseou a sua afirmação em fatores intrínsecos a um jogo de ténis, que pode ter elevada duração com contínuo esforço físico e psicológico sem qualquer tipo de apoio.

A opinião de Johnson foi validada por Ashton Eaton. “Considero que o ténis é um desporto mais duro, logo após o decatlo”, gracejou o norte-americano. “O ténis tem vários requisitos: jogos com duração de três e até quatro horas, com valências técnicas, agilidade em constante estado de alerta, aliado às questões táticas em que ténis se assemelha ao xadrez”, caracterizou o conceituado atleta.

A avaliação de Eaton não foi tão incisiva no que diz respeito à abordagem individual, já que considera que para indicar a pessoa mais atlética seria necessário efetuar um vasto conjunto de medições que vão para além dos itens físicos.

“Podemos especular, mas existem duas componentes na caracterização atlética, só que as pessoas gostam de se focar apenas no aspeto físico“, indicando o ténis como exemplo de desporto onde a vertente psicológica assume uma elevada importância. Seguramente, esta opinião válida e objetiva permitirá a muitos a desconstrução da conceção do ténis como um desporto assimétrico.

Leia também:

About Author

Pedro Correia Costa

Engenheiro Químico. Membro de uma família entusiasta pelo Ténis, uma modalidade cativante para todos os desportistas.