Diogo Rocha e João Bastos somam primeira vitória em quadros principais do World Padel Tour

0

LISBOADiogo Rocha e João Bastos são os nomes que ficarão na história como a primeira dupla portuguesa a vencer um encontro no quadro principal de uma prova do World Padel Tour, o circuito mundial de padel: depois de terem garantido a também histórica entrada no quadro principal do Lisboa Challenger, torneio do circuito mundial que decorre no Clube VII, em Lisboa, Rocha e Bastos venceram esta quarta-feira a ronda inaugural.

No encontro desta quarta-feira frente a Raul Duran e Raul Garcia, dois jogadores do top-60 mundial, a dupla nacional começou por acusar o peso do momento e, depois de ter servido para igualar a primeira partida a 3-3, deixou a dupla espanhola descolar para arrecadar o primeiro parcial. Já no segundo set, Rocha e Bastos alteraram a estratégia, que acabou por se revelar mais acertada.

Sempre por cima no marcador e com confiança ganha à medida que o resultado ia avançando, João Bastos assumiu a maioria da conclusão dos pontos, sobretudo com smash acutilantes, contando com Diogo Rocha como o “fiel da balança”. A dupla complementou-se bastante bem nos momentos decisivos, procurando sempre manter a estratégia encontrada no inicio do segundo set. Na terceira e decisiva partida, conseguiu quebrar o serviço dos espanhóis primeiro, conquistando uma importante vantagem para a vitória final.

Naquele que foi um final de tarde já transformado em noite que contou com casa cheia e um ambiente digno de Taça Davis, em ténis, os dois portugueses seguraram o serviço a 5-3 para fecharem o encontro com o 2-6, 6-3 e 6-3 a seu favor, marcando assim um momento histórico no padel nacional.

Essa mesma mudança de estratégia foi referida por João Bastos no final da partida, ao admitir que “no segundo set começámos a ganhar confiança e mudámos a nossa estratégia. Passámos às bolas mais altas e eles começaram a abrandar, a vacilar e a falhar mais. Começámos a crescer e fomos para cima deles com tudo”. Diogo Rocha reconheceu também o papel do seleccionador na definição da estratégia, mostrando-se satisfeito por, em conjunto com João Bastos, ter obrigado os adversários a submeterem-se ao estilo de jogo da dupla nacional.

Para esta quinta-feira, está marcado o encontro dos oitavos de final, que será disputado pelas 18h30 frente a Jaime Bergareche Zuloaga e Martin Sanchez Piñeiro. Até lá, os dois portugueses podem ser vistos na secção de desaque da página inicial do website do circuito mundial de padel, que na noite desta quarta-feira escolheu o triunfo luso como motivo de maior notícia.

About Author

Colaborador desde 2014. Praticou ténis durante mais de dez anos e é o vice-presidente do clube de ténis da sua terra natal, Almeirim, tendo já colaborado com várias publicações da modalidade.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.