Roland Garros, Dia 8: Nishikori e Raonic caem antes dos ‘quartos’

0

Em mais uma jornada interrompida pela chuva, Andy Murray e Stan Wawrinka seguiram em frente e estão a um jogo de se encontrarem nas meias-finais do torneio. Pelo caminho ficaram Kei Nishikori e Milos Raonic, no dia em que Richard Gasquet quebrou o enguiço e, após 13 participações, conseguiu finalmente alcançar os quartos-de-final do torneio. Nas senhoras, Garbiñe Muguruza repete a presença nos ‘quartos’ de Roland Garros, onde defrontará a “cinderela” do torneio, a americana Shelby Rogers.

Acabaram-se os sustos para Andy Murray. Depois da vitória em três sets diante do ‘gigante’ croata Ivo Karlovic, o britânico repetiu a ‘fórmula’ desta vez diante do ‘gigante’ norte-americano John Isner, com os parciais de 7-6(9) 6-4 6-3. Depois dum começo tremido, em que por duas vezes enfrentou pontos de break, Murray resgatou o set  no tiebreak, embalando para a conquista dos dois sets seguintes, onde apenas na fase final do encontro voltou a enfrentar alguma resistência do norte-americano, tendo salvo dois pontos de break nas duas últimas ocasiões em que serviu, antes de fechar o encontro após duas horas e 41 minutos de esforço.

Quem também segue em frente é Stan Wawrinka, após eliminar o sérvio Viktor Troicki por 7-6(5) 6-7(7-9) 6-3 6-2, ao cabo de quase três horas de jogo. Num encontro bastante equilibrado, os dois jogadores começaram por dividir os dois primeiros sets entre si, mas com o avançar da hora, a melhor condição física do suíço (que lhe permitiu, inclusive, trocar bolas com um apanha-bolas enquanto Troicki era assistido), aliada claro está à qualidade e consistência do seu jogo, valeram a Wawrinka o triunfo e consequente “passaporte” para os quartos-de-final do torneio.

Nos quartos, o suíço terá pela frente o surpreendente Albert Ramos, protagonista da primeira grande surpresa do dia ao eliminar o canadiano Milos Raonic por 6-2 6-4 6-4. Raonic, 8.° pré-designado, esteve abaixo do esperado, especialmente no capítulo do serviço, concedendo ao espanhol 14 pontos de break, cinco dos quais oportunamente aproveitadas pelo espanhol.

Mas o canadiano não foi o único top 10 a cair durante o dia de hoje. No último encontro masculino do dia, Richard Gasquet afastou o japonês Kei Nishikori, número 6 do mundo, por 6-4 6-2 4-6 6-2, mantendo vivas as esperanças do público francês num triunfo caseiro na final do próximo domingo. Derrotado por Nishikori nos dois torneios em terra batida que disputou esta temporada, Gasquet conseguiu finalmente derrotar o japonês, alcançando, aos 29 anos, o melhor resultado da carreira em Roland Garros. Até à data, nunca um jogador tinha esperado tanto tempo para alcançar os quartos-de-final de um Major. Mas valeu a espera, certo Richie?

Garbiñe Muguruza foi a primeira vencedora do dia do lado das senhoras. A espanhola derrotou esta manhã a russa Svetlana Kuznetsova com os parciais de 6-3 e 6-4, num encontro que se revelou menos equilibrado do que se previa. Muguruza esteve sempre por cima e terminou o encontro com 37 winners contra apenas 12 da russa, tendo ganho 16 das 23 subidas à rede. Com este triunfo a espanhola assegura, pelo terceiro ano consecutivo, a presença nos quartos-de-final do Grand Slam francês, e terá pela frente a norte-americana Shelby Rogers, número 108 do mundo, que hoje deixou pelo caminho a romena Irina-Camelia Begu, 25.ª pré-designada, com uma vitória por 6-3 e 6-4. Visivelmente emocionada, Rogers não conseguiu esconder as lágrimas após o termo do encontro:

Já ao cair do pano, Agnieszka Radwanska (frente a Tsvetana Pironkova) e Simona Halep (frente a Samantha Stosur) viram os seus encontros serem interrompidos por falta de luz natural. Ao “intervalo”, a polaca vencia a búlgara por 6-2 3-0, enquanto a romena lidera a australiana por 5 a 3, com um break à maior.

Destaque ainda para o torneio de pares onde as irmãs Williams e a outrora invencível dupla formada por Martina Hingis e Sania Mirza foram hoje eliminadas do torneio. As norte-americanas caíram diante da dupla sueco-holandesa formada por Johanna Larsson e Kiki Bertens, enquanto Kingis e Mirza foram afastadas pelas checas Barbora KrejcikovaKaterina Siniakova.

About Author

Natural do Porto. Formada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e atualmente a tirar o doutoramento em Ecologia Florestal na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Entusiasta de ténis a tempo inteiro.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.