Fred Gil conquista Open de São Domingos

0

LISBOAFred Gil é o grande campeão de singulares do 1.º Open de São Domingos, torneio de categoria Future organizado pelo São João Ténis Clube com o apoio da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. O sintrense, número 937 mundial, levou a melhor por 6-3 7-6(6) no duelo com João Domingues (470.º), que terminou após 1 hora e 34 minutos de jogo.

A defrontar o compatriota pela quarta vez na presente temporada, Gil desde cedo se mostrou empenhado em contrariar o registo frente ao jogador natural de Oliveira de Azeméis (5-1 antes do encontro deste domingo, com o primeiro a registar-se na fase de qualificação do Portugal Open, em 2013).

Com dois breaks consumados no primeiro parcial (apenas por uma vez cedeu o seu serviço), o ex-número 62 do ranking do ATP World Tour negou a Domingues a vitória com a conjugação de pancadas profundas e variações de jogo que ‘arrancaram’ aplausos das bancadas muito preenchidas. A segunda partida já foi mais equilibrada, com Gil a desperdiçar um break de vantagem e a andar sempre atrás do marcador até ao tiebreak decisivo, onde foi sempre mais forte nos momentos importantes.

A disputar uma final de singulares pela primeira vez na temporada (em pares, conta já com quatro títulos), Fred Gil despede-se do São João Ténis Clube com o título na primeira edição da prova, enquanto João Domingues perde a oportunidade de conquistar um título pela segunda semana consecutiva, depois de ter ganho o Future de Setúbal.

Em pares, a história foi diferente mas com os mesmos protagonistas: numa final realizada na jornada de sábado, João Domingues e Nuno Deus levaram a melhor sobre Fred Gil e Catalin Gard.

Leia também:

About Author

Gaspar Ribeiro Lança

[email protected] | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.