Toni Nadal: “Considero mais importante formar o caráter do que aperfeiçoar a técnica”

0

Após o torneio de Indian Wells, no qual Rafael Nadal se exibiu a bom nível atingindo as meias-finais e deixando indicações positivas para os próximos torneios, o seu tio e treinador, Toni Nadal, concedeu uma entrevista ao jornal espanhol El Mundo onde abordou vários assuntos, destacando a importância da formação para alcançar o sucesso na vida.

Mais do que ensinar o seu sobrinho a jogar ténis, Toni Nadal sempre se preocupou em transmitir ao ex-número 1 mundial os valores em que acredita. “Como treinador considero mais importante formar o caráter do que aperfeiçoar a técnica. Acredito que as pessoas que se destacam na vida são as pessoas perseverantes. E isso foi precisamente que tentei incutir ao Rafael desde o início. O meu objetivo foi ensiná-lo a estar sempre disposto a enfrentar a adversidade e a superar-se”, afirmou.

E foi por isso que treinador mais titulado da modalidade mostrou ao seu pupilo a importância de sair da zona de conforto. “Sempre tentei que o Rafael desse o seu melhor fossem quais fossem as condições, incluindo as piores. Treinei o meu sobrinho para o ténis, mas teria feito exactamente o mesmo se o tivesse preparado para qualquer outra atividade da vida”, explicou.

Direto e frontal, como habitualmente, Toni Nadal não teve problemas em revelar que não aceita qualquer tipo de crítica por parte do melhor tenista espanhol da história. “Para mim seria uma vergonha que o Rafael me desafiasse à frente de toda a gente. Não o aceitaria. Não tolero que o Rafael me diga absolutamente nada porque entendo que o respeito é fundamental. Eu estou aqui para ajudar. Era o que mais faltava!”.

Já quando questionado sobre a percentagem de “culpa” no sucesso do tenista maiorquino, o treinador de 55 anos respondeu com um sorriso. “Quando ganhava diziam que eu era um bom treinador. Agora que não nos tem corrido tão bem, sou o culpado de que o Rafa perca. O que eu acredito é que tenho a sorte de treinar um bom jogador“, finalizou.

About Author

Licenciado e Mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Porto). No desporto tem a sua grande paixão e no ténis uma das modalidades de eleição. Elevar o ténis para um outro patamar é o que se propõe realizar.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.