O Pequeno (Grande) João

0

O “João Pequeno” era um amigo inseparável de Robin Hood, o mítico herói inglês que vivia na floresta de Sherwood. De pequeno só tinha o nome pois era alto e extremamente forte. O João Sousa não é muito alto nem extremamente forte. Mas tem mostrado que continua no caminho para ser recordado como um grande jogador ou, no que às raquetes diz respeito, um mítico herói português.

Depois de um fim de semana na Taça Davis em que tudo correu bem (condições climatéricas, assistência, exibições e resultado final), João Sousa aterrou em Umag com uma certeza: o sorteio do quadro era difícil. João Sousa conseguiu assim, ao alcançar a final, um excelente resultado. Mais do que atingir a quinta final da sua carreira em torneios ATP (um feito já de si importante) a forma como atingiu a mesma mostra bons indicadores no que respeita ao futuro a curto prazo.

Depois de um fim de semana em que a emoção é muita e diferente – jogar a representar as cores do país não é igual a jogar apenas por si próprio – ter derrotado no mesmo torneio Seppi (26º do ranking mundial), Fognini (33º mundial) e Agut (23º mundial) é indicador de uma consistência mental grande.

O facto de o austríaco Dominic Thiem (28º mundial) lhe ter ganho só abona a favor do austríaco, que mostrou muita consistência no seu jogo e acima de tudo um incrível eficácia no seu jogo de serviço no primeiro set.

Importante é agora manter durante o verão esta onda de resultados, com vitórias consistentes sobre jogadores melhores classificados e atingir os últimos dias de competição de cada torneio. O resto, vem por acréscimo.

About Author

Ricardo Cayolla foi jogador profissional de ténis. Atualmente é responsável pela Cayolla academia de ténis. É comentador convidado de ténis no Eurosport e autor de cinco livros de ténis. Doutorado em Marketing e Estratégia, é Professor na Universidade de Aveiro.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.