Roland Garros, Dia 6: Masterclasses de ténis no meio de muita garra

0

Paris, cidade do amor, da luz, do espectáculo. It’s showtime e a jornada de hoje não desiludiu. Muito pelo contrário: sexta-feira foi sinónimo de verdadeiras masterclasses de ténis à vista de todos e, já a fechar o dia e como aperitivo para o grande fim-de-semana de competição que se avizinha, batalhas muito interessantes que ‘levantaram’ o público.

It’s showtime!

Chegou a hora do espectáculo! E que espectáculo. De um court ao outro, sempre com milhares de adeptos nas bancadas, o dia foi de sofrimento (e muita alegria no final) para o público e ténis francês, que viu três dos seus principais jogadores — Gael Monfils, Richard Gasquet e Gilles Simon serem forçados a quintos e decisivos sets para, depois sim, poderem confirmar finalmente as respetivas passagens à quarta eliminatória. Mas que dia para os franceses, mas que dia!

Comecemos por Gael Monfils, ou Gael Showman Monfils. É um génio do entretenimento, um ‘atrevido’ dentro do campo e, também, um guerreiro. Com ele, uma coisa está garantida ainda antes do começo do encontro: espectáculo, muito espectáculo. Assim foi, uma vez mais, e Pablo Cuevas vai para casa como a ‘vítima’ de um dia feliz para um gaulês. E alguns arrependimentos.

É que, lá pelo meio do quarto parcial, chegou a liderar por 4-1, um resultado que o colocava a apenas dois jogos da grande vitória. Tentou-o(a), mas ficou-se por aí. Monfils transformou-se, recolheu toda e qualquer energia das bancadas e avançou para o espectáculo. Venceu por 4-6 7-6(1) 3-6 6-4 6-3. Mais tarde, seria ‘copiado’ pelos seus compatriotas Richard Gasquet (3-6 6-3 6-1 4-6 6-1 a Carlos Berlocq num duelo entre o último campeão do Portugal Open e o primeiro campeão do Millennium Estoril Open) e Gilles Simon (6-2 6-7(6) 6-7(6) 6-3 6-1 sobre o seu compatriota Nicolas Mahut). Se nos ficamos por aqui? Não, claro que não: o encontro de Gasquet ficou marcado por um incidente peculiar entre um pombo — isso mesmo: um dos muitos dos ares de Paris — e uma spycam, enquanto Simon se mostrou pouco ou nada preocupado (isto já em conferência de imprensa) com a pouca importância que o ‘seu’ público dá ao facto de ser o número um do país.

Também no circuito feminino houve espaço para muitas emoções e Garbine Muguruza, uma das sensações de Espanha nos últimos meses, que o diga, dado que protagonizou uma excelente recuperação para surpreender Angelique Kerber (4-6 6-2 6-2) e avançar para uma quarta ronda onde, em contraste, não estará a sua compatriota Carla Suarez Navarro, que perdeu para a italiana Flavia Pennetta por 3-6 4-6).

Os ‘mestres’ subiram ao court para mostrar o que ‘valem’

Com classe, muita classe. Foi assim que Roger Federer se apresentou na tarde desta sexta-feira em pleno Court Philippe Chatrier para dar por terminada uma primeira semana de total domínio em Roland Garros. Do fundo do court, a meio campo e à rede, o suíço fez de tudo para reduzir as hipóteses do atrevido Damir Dzumhur, da Bósnia, que vive o melhor momento da sua carreira e convenceu o número três suíço com o ténis que apresentou — ainda assim não suficiente para evitar a derrota por 6-4 6-3 6-2.

Se Federer convenceu, o mesmo se pode dizer de Maria Sharapova, a campeã em título do torneio feminino e número dois mundial, que somou uma nova vitória em dois sets para confirmar a condição de jogadora mais consistente em toda a prova até agora. Como? Ao vencer a ex-finalista (2010) Samantha Stosur em apenas duas partidas, por 6-3 6-4, num encontro em que apesar de apenas ter colocado 52% dos pontos no seu serviço conseguiu não deixar quaisquer dúvidas em campo.

Tranquilo, bem tranquilo, foi também o dia de Ana Ivanovic. Pela primeira vez no torneio, a vencedora do ano de 2008 conseguiu não ter de disputar uma terceira partida (nas rondas anteriores somou as suas primeiras vitórias de sempre em Paris de um set de desvantagem), derrotando a croata Donna Vekic por 6-0 6-3 numa exibição autoritária, muito autoritária, e que finalmente convenceu. No final, registava 19 winners contra apenas 11 erros não forçados.

Fora do campo? Bem, fora do campo o destaque pertenceu também a Federer, que foi visto rodeado de seguranças — literalmente rodeado. As imagens impressionam e são reflexo do primeiro dia de competição, em que um ‘atrevido’ jovem de catorze anos invadiu o campo principal do torneio para ‘tentar a sorte’ e tirar uma selfie com o seu ídolo. Não acredita? Ora veja!

Preparados para o fim-de-semana?

As bancadas enchem, os céus dão o seu melhor para proporcionar boas condições de jogo e os jogadores entram na fase decisiva. Estão na segunda semana, sim, mas querem mais. Querem seguir para os quartos-de-final, para as meias-finais, para a final. Querem lutar pelo título.

E por isso dão o seu melhor, nos melhores encontros, num dos mais importantes torneios do mundo. Fim-de-semana num torneio do Grand Slam é sinal de festa, muita festa, e Roland Garros não é excepção. É o que se espera para este ano, há semelhança de todos os anteriores, e já neste sábado os seguidores da modalidade poderão contar com aliciantes encontros — de entre os quais se destacam os desafios de Nick Kyrgios e Thanasi Kokkinakis a Andy Murray e Novak Djokovic, respetivamente, e o popcorn match entre Serena Williams e Victoria Azarenka. Afinal, quem não se lembra do duelo que ambas disputaram há não mais que algumas semanas, na terra batida de Madrid? A bielorrussa chegou a ter três match points…

About Author

gasparlanca@tenis-portugal.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.