Richard Gasquet regressa aos títulos no Estoril

0

ESTORIL – À terceira é de vez! Richard Gasquet conquistou na tarde deste domingo o seu primeiro título em Portugal, ao derrotar na final de singulares da edição inaugural do Millennium Estoril Open o australiano Nick Kyrgios (46º) por 6-3 6-2. E assim está quebrada a malapata do gaulês em solo luso. O francês ocupa agora o segundo lugar na lista de tenistas gauleses com mais títulos na Era Open, atrás de Yannick Noah (23) e ao lado de Gilles Simon (12).

Teórico favorito à vitória e bem mais experiente que Kyrgios em decisões do circuito profissional (afinal, o jovem ‘aussie’ fazia a sua estreia em decisões de nível ATP), Gasquet lidou bem com a chuva que se fez sentir ao longo da manhã e início da tarde no Estoril para se adaptar melhor às condições da terra batida do Estádio Millennium. Numa final que teve a duração de 1h04, e com bastante público nas bancadas, o antigo número 7 mundial conseguiu mesmo o triunfo frente ao portentoso australiano, naquele que foi o terceiro embate de carreira entre ambos – curiosamente, o primeiro em torneios do ATP World Tour.

Na primeira partida, o francês quis mostrar desde cedo que também estava a servir a bom nível e nos dois primeiros jogos de serviço não cedeu qualquer ponto a Kyrgios. O actual 28º do ranking estava mesmo em ascendente e quebrou o serviço do australiano no sexto jogo, confirmando posteriormente o seu serviço e consequente vitória na primeira partida, por 6/3. No segundo set, a história manteve-se. Gasquet entrou de forma pressionante, rapidamente conseguiu duplo break, e não mais permitiu que Kyrgios regressasse à disputa da contenda.

Este é então o 12º título da carreira para o “petit Mozart”, o segundo em 2015, e o primeiro em terra batida desde maio de 2010 (Nice). Richard Gasquet leva para casa uma maquia de 80 mil euros (brutos) e ascenderá ao 22º posto do ranking ATP, na actualização de rankings desta segunda-feira, dia 4. Nick Kyrgios, por seu turno, recebe um cheque de cerca de 42 mil euros e já sabe que regressará ao top-40 mundial. Os dois seguem agora para o Masters de Madrid. Gasquet vai medir forças com o croata Ivo Karlovic, ao passo que Kyrgios terá pela frente um tenista oriundo da qualificação.

Leia também:

About Author

Online desde 2010, o Ténis Portugal assume-se como uma publicação independente que ocupa uma posição de referência no panorama nacional tenístico.