João Sousa “cai” diante campeão do Open dos Estados Unidos

0

Terminou esta manhã a participação de João Sousa, número 52 do ranking mundial, no torneio de Pequim, evento de categoria ATP 500 que antecede o Masters 1000 de Xangai, na China.

A tarefa não se afigurava nada fácil – pela frente estava o poderoso Marin Cilic – e o número 1 português pouco conseguiu fazer perante o croata, que carimbou a passagem aos quartos-de-final da prova através dos parciais de 6-3 6-3, naquele que foi o oitavo embate de 2014 do português contra tenistas do top-10 mundial.

À semelhança do duelo entre ambos ocorrido no passado mês de Maio na jornada inaugural do torneio de Madrid, Cilic, número 9 mundial, voltou a mostrar-se demasiado forte para o conquistador vimaranense e depressa mostrou ao que vinha.

No primeiro parcial, o campeão do Open dos Estados Unidos de 2014 perdeu apenas quatro (!) pontos nos seus jogos de serviço e rubricou o precioso break à passagem do sexto jogo, o que lhe conferiu uma vantagem segura na liderança do marcador e praticamente deitou por terra as aspirações de Sousa.

A segunda partida não poderia ter começado da pior forma para as cores portuguesas. O pupilo de Frederico Marques não conseguiu segurar o seu jogo de serviço inaugural e permitiu que o croata vincasse ainda mais o ascendente do encontro. Porém, e como de resto é seu apanágio, João Sousa nunca virou a cara à luta e ainda chegou a dispôr de dois pontos de break (os únicos durante toda a contenda) quando Cilic serviu a 3-2, mas o croata, exímio, voltou a demonstrar a razão pela qual é um dos tenistas do momento e aniquiliou as esperanças do melhor tenista português de todos os tempos.

O saldo da caminhada de João Sousa no evento chinês traduz-se no ganho de 45 pontos para a sua classificação ATP e na mais que provável reentrada nos 50 melhores tenistas do mundo na actualização de rankings da próxima semana.

Segue-se o Masters 1000 de Xangai, que começa este sábado, prova em João Sousa irá participar pela primeira vez na sua carreira.

About Author

Licenciado em Sociologia e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE. Considera-se um privilegiado por viver numa das melhores eras da história da modalidade.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.