Federação apresentou Semana do Ténis e do Padel 2014

0

Foi esta quarta-feira apresentada pela Federação Portuguesa de Ténis a Semana do Ténis & Padel, que este ano decorre no Clube Internacional de Foot-ball entre os dias 14 e 21 de setembro. O Ténis Portugal, única publicação especializada na modalidade a marcar presença na Sala do Arquivo dos Paços do Conselho, na Câmara Municipal de Lisboa, apresenta-lhe um compacto de tudo o que se passou e foi anunciado.

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Jorge Máximo, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, e Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico Português, estiveram presentes e levaram a cabo a cerimónia repartida em diversos pontos: a dita apresentação da semana do ténis (que se realizou pela primeira vez no ano passado, no Clube de Ténis do Estoril), um curto desenvolvimento sobre cada uma das provas que será realizada e ainda a divulgação dos principais nomes presentes e de dois dos galardoados com convite para o Nacional Absoluto de Ténis.

Depois de uma breve introdução, em que foi destacada a conciliação da competição com iniciativas de outra natureza a serem realizadas no CIF — de entre as quais workshops e ações de solidariedade, a palavra foi então dada ao presidente da Federação. “Esta semana do Ténis e do Padel foi uma iniciativa que lançámos pela primeira vez no ano passado. Como sabem, a Federação defende a tutela de quatro desportos e não sendo possível juntar as quatro, porque o campeonato de ténis de praia se joga na praia e decorreu no último fim de semana de Agosto na Praia do Baleal, em Peniche, resolvemos mais uma vez fazer esta iniciativa juntando os dois campeonatos nacionais de ténis e o de padel.”

Com um prize-money de 20.000 euros, o Campeonato Nacional de Ténis/Taça Guilherme Pinto Basto “contará com a presença de alguns dos melhores jogadores nacionais e também das grandes promessas do ténis português”, comunicou Costa: aos já anunciados Rui Machado e Frederico Gil juntam-se então no quadro principal masculino Frederico Silva, João Domingues (campeão em 2011), Vasco Mensurado (campeão em 2012) e Gonçalo Pereira (campeão em 2009 e vice-campeão em 2010), sendo que na vertente feminina Bárbara Luz — segunda melhor tenista portuguesa da atualidade e vice-campeã em título — será a principal figura, seguida de Patrícia Martins, Cláudia Gaspar, Rita Vilaça, Maria Tavares, Raquel Mateus, Milisa Teixeira, Beatriz Bento, Inês Mesquita e Joana Brites.

fotografia

Para já, e como notícia em primeira mão, estão também garantidos wildcards para os quadros principais a Nuno Borges e Inês Murta, vencedores do Campeonato Nacional de Júniores disputado em Portimão há pouco mais de uma semana e também do Open de Corroios: “São promessas do ténis português e que efetivamente têm tido um desempenho diria que até um bocadinho acima do esperado para a idade que têm.”

Jorge Máximo, o vereador da CML, afirmou ser “com entusiasmo que a Câmara Municipal de Lisboa se associa a esta segunda edição da Semana do Ténis e do Padel”, visto trata-se de “uma iniciativa que faz todo o sentido numa lógica de duas modalidades que são muito importantes para qualquer área e multigeracionais, (…) sendo também importante ver que no meio destas competições se inserem modalidades do desporto adaptado.”

Padel e Ténis em Cadeira de Rodas

Foram ainda apresentados por Vasco Costa os Campeonatos Nacionais de Padel/Taça Banco BIC e de Padel/Taça Angelini, que distribuirão respetivamente 6.000 e 1.000 euros em prémios monetários.

No Campeonato Nacional de Padel e em vésperas da presença no Campeonato do Mundo por Equipas, em Palma de Maiorca (outubro), estarão presentes as melhores duplas portuguesas, enquanto Carlos Leitão (hexacampeão nacional), Paulo Espírito Santo (tetracampeão nacional) e João Sanona (vice-campeão em título) serão as maiores figuras.

About Author

[email protected] | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.