O terceiro dia de competição individual feminina culminou com o fim da segunda ronda no Western & Southern Open, evento WTA Premier 5 que pertence à série de torneios com vista a preparação para o US Open, quarto e último Grand Slam da temporada. Enquanto Serena Williams e Agnieszka Radwanska conseguiram avançar, Petra Kvitova e Eugenie Bouchard (duas das semi-finalistas de Wimbledon) foram surpreendentemente eliminadas.
Não foi nada fácil mas Serena Williams arrecadou um árduo triunfo diante da australiana Samantha Stosur em dois tiebreaks (9-7 em ambos) num embate que se prolongou por quase duas horas rumo aos oitavos-de-final de um dos poucos torneios que a norte-americana ainda não venceu. Segue-se, na 3.ª ronda, a italiana Flavia Pennetta, que saiu vencedora por 6-4 6-3 ao fim de 1h32 no seu compromisso frente à ‘qualifier’ norte-americana Taylor Townsend.
A principal surpresa da jornada vai para a eliminação prematura da checa Petra Kvitova, 3.ª pré-designada, que continua a sentir dificuldades em explanar o seu melhor ténis e foi afastada pela ucraniana Elina Svitolina pelos parciais de 6-2 7-6(2). Svitolina, uma das novas coqueluches do ténis feminino, terá pela frente na próxima fase a espanhola Carla Suarez Navarro, que derrotou a francesa Pauline Parmentier, vinda da fase de qualificação, por 6-3 7-5.
Por seu turno, Agnieszka Radwanska, 4.ª cabeça-de-série, voltou a demonstrar o seu excelente momento de forma e bateu confortavelmente a japonesa Kurumi Nara em 1h15 por duplo 6-2. Por um lugar nos quartos-de-final em Cincinnati, a polaca vai encontrar a alemã Sabine Lisicki, que venceu a mais cotada italiana Sara Errani pelos parciais de 6-4 2-6 7-6(2) na maior maratona do dia (2h51).
Ainda de mencionar o desaire da canadiana Eugenie Bouchard, 7.ª cabeça-de-série, perante a russa Svetlana Kuznetsova por 6-4 3-6 6-2. Kuznetsova defronta, seguidamente, a sérvia Ana Ivanovic, que levou de vencida a norte-americana Christina Mchale pelos parciais de 6-4 6-0.
De resto, também a norte-americana Sloane Stephens, a sérvia Jelena Jankovic, a alemã Angelique Kerber, a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a checa Lucie Safarova somaram vitórias em parciais diretos.
Artigo redigido por Jorge Marques.