Wawrinka campeão do Portugal Open

0

Stanislas Wawrinka. A partir deste domingo, o nome do jogador suíço passa a estar registado no lote de campeões do quadro principal de singulares masculinos do Portugal Open, depois de ter derrotado David Ferrer em dois sets para conquistar o quarto título de singulares da sua carreira, o primeiro em solo português e o primeiro da temporada.
Depois da derrota na final de Buenos Aires na fase inicial da época de terra batida, Wawrinka entrava no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor com o objectivo de reduzir o confronto directo frente a Ferrer (então a 7-3, favorável ao espanhol) e vencer o seu primeiro troféu enquanto pupilo de Magnus Norman.
Segundo cabeça de série do evento português, Wawrinka dominou o encontro desde o primeiro ponto e poucas ou nenhumas hipóteses deu ao espanhol David Ferrer, principal cabeça de série (que participou na competição por ter recebido um convite de última hora), conseguindo carimbar o triunfo final ao cabo de apenas uma hora e cinco minutos, pelos parciais de 6-1 6-4.
Estatísticas do encontro:
[1] David Ferrer: 3 ases, 1 dupla falta, 61% de primeiros serviços colocados (67% desses pontos ganhos), 0 de 0 break points convertidos, 38 pontos ganhos de um total de 97.
[2] Stanislas Wawrinka: 2 ases, 1 dupla falta, 64% de primeiros serviços colocados (88% desses pontos ganhos), 3 de 10 break points convertidos, 59 pontos ganhos de um total de 97.
Em conferência de imprensa após a conquista do troféu de campeão do torneio português, Wawrinka estava visivelmente satisfeito: “Sinto-me muito bem. Estou muito feliz por ter ganho o torneio, especialmente da forma como o fiz frente a um grande jogador como o David.” O jogador suíço reconhece ainda que a vitória lhe dá confiança para saber que pode vencer jogadores do top4.
Com o título, o quarto da sua carreira, Wawrinka sobe ao décimo quinto lugar do ranking mundial (ficando mais próximo do nono lugar, que ocupou em 2008), enquanto o vice-campeão David Ferrer mantém o quarto posto.

Leia também:

About Author

Online desde 2010, o Ténis Portugal assume-se como uma publicação independente que ocupa uma posição de referência no panorama nacional tenístico.