Serena e Azarenka na luta pelo título no US Open

0
A bielorussa de 23 anos Victoria Azarenka, número 1 da hierarquia mundial foi a primeira jogadora a garantir a presença na final da edição de 2012 do US Open, no USTA Billie Jean King National Tennis Center em Flushing Meadows ao derrotar a russa de 25 anos Maria Sharapova numa meia-final emocionante.
Debaixo de uns impressionantes 30ºC graus em Flushing Meadows, depois de alguns dias de chuva as duas campeãs disputaram um incrível encontro em três partidas. Ao contrário do que aconteceu no seu anterior encontro frente a Marion Bartoli a russa entrou de rompante, com um nível de ténis impressionante, sem cometer erros e adiantando-se rapidamente para 5-1. Victoria Azarenka começou a conseguir cortar o grande número de erros não-forçados, quebrando o serviço de Sharapova na primeira vez que a russa serviu para conquistar o set mas na segunda vez, a 5-4 a russa selou o parcial com um às.
No segundo parcial a russa ameaçou adiantar-se para 2-0 mas foi a bielorrussa que elevou o seu nível de jogo e foi mais agressiva enquanto que Sharapova ia perdendo um pouco o fogo com que entrou, começando a falhar algumas bolas e foi Azarenka que melhorando bastante no capítulo da resposta adiantando-se para 4-1. A número 1 mundial não relaxou e conquistou o segundo parcial por 6-2 levando o encontro a um decisivo terceiro set.
As duas jogadoras ainda não tinham perdido nenhum encontro em três partidas nesta temporada, sendo certo que a invencibilidade de uma delas iria terminar nesta meia-final.
No terceiro parcial foi testemunhado muita luta e muito sofriemento para ambos mas com mais ou menos dificuldade as jogadoras foram segurando os seus jogos de serviço até que Sharapova cedeu quando servia para não ser eliminada a 4-5, salvando um primeiro match point mas foi Azarenka que se impôs ao cabo de 2h42 de dura batalha por 4-6 6-2 6-4.
Na final a número 1 mundial tem pela frente a norte-americana Serena Williams, provavelmente a maior favorita a ganhar o título. A já veterana de 30 anos procura alcançar o seu quarto título no US Open atingiu a sua sexta final em Flushing Meadows e a 19ª em torneios do Grand Slam com mais uma exibição perfeita sobre a italiana Sara Errani.
A italiana que estava a jogar o seu primeiro encontro no Arthur Ashe Stadium viu a sua adversária servir a um nível incrível e passados apenas 30 minutos a norte-americana já tinha conquistado a partida por 6-1. No segundo parcial Serena não tirou o pé do acelarador e testemunhámos mais do mesmo. A italiana ainda salvou um match point quando servia a 1-6 1-5, conquistando três jogos em todo o encontro mas Serena selou a vitória em meros 64 minutos de encontro por 6-1 e 6-2.
Em 15 jogos, Serena alinhou uns impressionantes 38 winners contra 21 erros não-forçados e disparou também 9 ases.
A norte-americana já derrotou Victoria Azarenka por 9 ocasiões, a última delas nos últimos Jogos Olímpicos, mas a bielorussa sabe o que é derrotar a campeã norte-americana e irá pelo menos tentar contrariar o favoritismo de Serena e repetir o feito alcançado em 2009, em Miami, quando saiu vencedora em duas partidas.

Leia também:

About Author

Online desde 2010, o Ténis Portugal assume-se como uma publicação independente que ocupa uma posição de referência no panorama nacional tenístico.