Antevisão da final masculina de Wimbledon

0

Depois da vitória de Serena Williams em três sets sobre Agnieszka Radwanska, resta apenas um jogo da vertente de singulares para se disputar na edição de 2012 de Wimbledon, o terceiro torneio do Grand Slam da temporada, e um dos mais aguardados dos últimos anos.
Roger Federer e Andy Murray, dois dos melhores jogadores da actualidade, entrarão este domingo no Centre Court com o mesmo objectivo: erguer o troféu.
A sensação não será estranha a Roger Federer, que já conta com seis triunfos em Wimbledon (e ainda com uma final perdida) e poderá mesmo alcançar Pete Sampras no topo da lista de jogadores com mais títulos no All England Launge Tennis Club, mas para Andy Murray poderá ser um dia histórico: em caso de vitória, o britânico vencerá o seu primeiro torneio major e tornar-se-à no primeiro jogador do Reino Unido a vencer um torneio do Grand Slam desde Fred Perry, em 1936.
Em jogo poderá estar também o próximo número um mundial: com a ascensão à segunda posição já garantida (depois da derrota de Rafael Nadal na segunda eliminatória), Roger Federer está a apenas um triunfo de voltar ao topo do ranking e igualar mais um record: as 286 semanas de liderança do ranking, conseguidas pelo norte-americano Pete Sampras. Caso vença Murray, Federer igualará esse record e conseguirá mesmo ultrapassá-lo, dado que não perderá a liderança do ranking até, pelo menos, o final dos Jogos Olímpicos.
O torneio olímpico é outro dos pontos a ter em conta: apesar de vir a realizar uma excelente campanha, Murray não subirá no ranking, pelo que será o quarto cabeça de série em Londres’12 – o torneio começa a 28 de julho, no mesmo All England Launge Tennis Club -, salvo alguma desistência de última hora de um dos top3. Roger Federer, por sua vez, será o primeiro ou o segundo cabeça de série, dependendo do resultado da final de amanhã.
[3] Roger Federer vs [4] Andy Murray

Andy Murray lidera o confronto directo por 8-7.
Roger Federer: 74 títulos, 31 vice-campeonatos. Melhor resultado em Wimbledon: campeão (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009).
Andy Murray: 22 títulos, 11 vice-campeonatos. Melhor resultado em Wimbledon: meias-finais (2009, 2010, 2011).
Apesar da grande vantagem de Roger Federer em relação a Andy Murray no circuito profissional (o suíço conta com setenta e quatro títulos, dezasseis deles de torneios do Grand Slam, contra ‘apenas’ vinte e dois do escocês), é o jogador da casa quem leva a melhor no frente-a-frente entre ambos, tendo vencido por oito vezes, contra sete vitórias de Federer.
Roger Federer venceu os dois últimos encontros (no Masters de Londres, em 2010, e no Dubai, já este ano), e lidera o registo em finais, com quatro vitórias contra duas derrotas. Se nunca tinha defrontado Novak Djokovic em relva, a situação frente a Andy Murray será ainda mais peculiar: os quinze jogos que ambos disputaram foram, todos eles, em piso rápido, pelo que a única estatística que falta destacar é a de duas vitórias de Federer em outros tantos jogos em solo britânico: fase de grupos dos Masters de Londres, em 2009 e em 2010.
Motivado pela hipótese de regressar ao topo do ranking, ser o primeiro cabeça de série nos Jogos Olímpicos, de vencer pela sétima vez em Wimbledon e de aumentar para dezassete o record de títulos do Grand Slam individuais de um jogador, Roger Federer parte como o grande favorito à vitória numa final cujo preço dos bilhetes chega a atingir as dezenas de milhares de euros no mercado negro. Conseguirá o britânico surpreender o suíço e escrever história no ténis mundial? Ou irá Roger Federer voltar aos títulos em Wimbledon, três anos depois?

About Author

gasparlanca@tenis-portugal.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tiebreak. Dar palavras a recordes, a histórias. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. Mais, sempre mais. Foi com o objectivo de fazer chegar este capítulo do desporto a mais adeptos que fundei o Ténis Portugal em 2010. Cinco anos depois, fui convidado a ser co-responsável pela redação dos conteúdos do website, newsletter e redes sociais do Millennium Estoril Open.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.