Federer Djokovic Murray e Tsonga nas meias

0
Roger Federer, Novak Djokovic, Andy Murray e Jo-Wilfried Tsonga. Fixe os nomes porque, na próxima sexta-feira, entraram no Centre Court do All England Launge Tennis Club para lutar pelos dois lugares vagos na final de domingo. 
Pelo meio, apenas um outsider: Tsonga. O ranking e o historial apontariam para uma lógica presença de Nadal na meia-final, mas o espanhol desiludiu e Tsonga aproveitou. A meia-final alcançada no ano passado serve para diluir ainda mais a imagem de não favorito à presença na penúltima ronda do torneio britânico, espelho do bom momento que atravessa (em junho, o jogador gaulês brilhou em Paris, e só não brilhou mais porque Djokovic lhe fechou as portas da cidade da luz, depois de quatro match points salvos).
Roger Federer (hexacampeão em Wimbledon e ex-número um mundial) derrotou o Mikhail Youznhy por esclarecedores 6-1 6-2 6-2, menos de vinte e quatro horas depois do russo ter sido pai pela segunda vez, e colocou-se a apenas duas vitórias de igualar dois records de Pete Sampras: sete títulos conquistados no Major britânico e 286 semanas no topo do ranking; a vitória no domingo permitirá ao suíço de trinta anos igualar automaticamente os dois registos, sendo garantida a melhoria do segundo.
Novak Djokovic, campeão em título e número um mundial há precisamente um ano (após o dia em que derrotou Rafael Nadal na final do torneio), também não teve de passar muito tempo em court, derrotando o alemão Florian Mayer por 6-4 6-1 6-4. Ao contrário de Federer, Djokovic precisa de apenas um triunfo (ou, caso perca a meia-final, de uma derrota do suíço no derradeiro encontro) para manter a primeira posição do ranking.
Andy Murray, que conta com o apoio do público para desfazer o jejum de títulos britânicos em Wimbledom (precisando, para isso, de aceder à primeira final da sua carreira em Londres), ofereceu muita resistência a David Ferrer e acabou por conseguir virar o encontro, que chegou a ser interrompido pela chuva, na fase final, e vencer por 6-7(5) 7-6(6) 6-4 7-6(4). Apesar da derrota precoce de Nadal, o britânico (escocês para uns, em caso de derrota) não tem qualquer chance de subir ao terceiro lugar tendo, contudo, garantida uma aproximação ao espanhol.
Jo-Wilfried Tsonga é o único semi-finalista que não consta no top4 mundial. Vice-campeão do Australian Open 2008 e semi-finalista em Wimbledon na temporada passada, o gaulês derrotou esta tarde o alemão Philipp Kohlschreiber por 7-6(5) 4-6 7-6(3) 6-2 e está pela terceira vez na sua carreira nas meias-finais de um torneio do Grand Slam, confirrmando o bom momento de forma que atravessa. Apesar de ser o menos cotado no ranking (e de ser o jogador com menos finais em torneios Major), o gaulês promete dar “tudo por tudo” para fazer ainda melhor que no ano passado, e chegar à tão desejada final.
Não perca, esta quinta-feira, a antevisão às meias-finais masculinas.

About Author

Online desde 2010, o Ténis Portugal assume-se como uma publicação independente que ocupa uma posição de referência no panorama nacional tenístico.

Leave A Reply

Licença Creative Commons
O conteúdo produzido pelo Ténis Portugal não pode ser modificado sem autorização por parte do responsável do projeto; para efeitos de divulgação, reprodução e utilização não comercial, requer-se a referência ao Ténis Portugal. Licença Creative Commons Attribution - Non Commercial - No Derivatives - 4.0 International.